No mês de março, foi realizada em Ladário, a capacitação sobre a hanseníase com todas as equipes das ESFS (Estratégias de Saúde da Família), formadas por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e agentes comunitários de saúde. O objetivo dessa ação foi de capacitar esses profissionais da atenção básica do município para levar à população um tratamento de qualidade.
O responsável por essa capacitação foi o médico, Jaison Antonio Barreto, dermatologista especialista em hanseníase, referência em toda a América Latina, juntamente com a equipe de saúde, responsável pela campanha de Hanseníase no Estado.
De acordo com o secretário de saúde, Cléber Colleone, o encontro promoveu a capacitação para que se possa diagnosticar com mais facilidade os casos suspeitos na cidade. Os participantes do treinamento realizaram exercícios teóricos e práticos em todas as unidades de saúde, fazendo com que houvesse a maior interação, motivação e a maior capacidade de atender os portadores da doença.
Essas iniciativas ocorrem sempre com o intuito de melhor atender as dúvidas e as necessidades da população. Para a gerente de estratégia de saúde e da família, a enfermeira Elis Rosângela Ribas Flor, “o primordial é diagnosticar precocemente a hanseníase para que o paciente não tenha nenhuma sequela em consequência da doença.” Elis ainda lembrou que a doença tem tratamento e cura, mas é importante prevenir e orientar da melhor forma a população. (Assessoria de Imprensa PML)
Por: Da Redação