CorumbáLadário

Professores da Reme de Ladário e Corumbá serão capacitados pelo Instituto coordenado por Ana Moser

Ana Moser explicando detalhadamente como irá funcionar o Projeto

 

Ana Moser explicando detalhadamente como irá funcionar o Projeto
Prefeitos e Diretor da Vale em conversa com a ex-atleta

Os prefeitos José Antonio Assad e Faria e Paulo Duarte, acompanharam na manhã desta quarta-feira, 19 de fevereiro, o lançamento do Projeto Formação Continuada de Professores da Rede Pública, que atenderá 80 professores de Educação Física da Reme, sendo 20 de Ladário e 60 de Corumbá. O projeto é desenvolvido pelo Instituto Esporte & Educação (IEE), tendo como coordenadora a ex-jogadora de vôlei da seleção brasileira, Ana Moser, que marcou presença no evento, realizado no Sindicato Rural de Corumbá.

O projeto, que começara a atender no mês de abril, tem o intuito de fortalecer na rede municipal a prática do esporte, onde através dessa qualificação possa atingir crianças e adolescentes, por meio de estratégias de ensino e didáticas diferenciadas da Educação Física, desenvolvendo instrumentos pedagógicos e de gestão para as redes públicas de ensino.

“Percorremos muitas cidades e através do projeto, queremos não só proporcionar uma qualificação aos profissionais de Educação Física, como também traçar estratégias da pratica do esporte as crianças e adolescentes, que são nossos públicos alvos. Um simples incentivo acaba sendo um impulso tão grande, despertando assim, o interesse por qualquer esporte, podendo até mesmo, revelar futuros atletas”, falou Ana Moser.

Para o chefe do executivo ladarense, essa iniciativa é bem vinda, ajudando no avanço da educação do município. “Só com a presença da atleta, os professores de Educação Física ganham inspiração para começar a capacitação e os trabalhos. Dessa maneira, as crianças e adolescentes, como também a comunidade, ganha com as propostas do Formação Continuada de Professores da Rede Pública. O projeto vai contribuir muito para a formação de nossas crianças e adolescentes”, disse.

O programa será dividido em cinco módulos presenciais com 16 horas de duração cada um, Durante os meses do projeto os professores e gestores instituirão rotinas planejadas com foco na educação para o esporte, proporcionando acesso a métodos e estratégias que permitam o desenvolvimento de planos de aula e atividades mais dinâmicas e atrativas. No curso, os participantes realizarão atividades à distância, tendo como eixo principal o Esporte Educacional e seus princípios (Inclusão, Diversidade, Construção Coletiva, Educação Integral e Autonomia) e a discussão sobre o direito ao esporte.

“É uma maneira de ressaltar a importância da pratica do esporte, juntando com o dever e valores proporcionados pelas modalidades, refletindo de maneira impar, dentro da sala de aula. Incentivo, que deve ser planejado, cobrado e executado com os alunos da Reme. Vai ajudar no relacionamento não só dentro da sala de aula, como com a comunidade”, destacou a Secretária de Educação Maria Eulina Rocha.

O Instituto Esporte e Educação foi criado em março de 2001, por Ana Moser, medalhista olímpica de vôlei, e desde o início caracterizou-se por atuar em duas frentes, que são o atendimento direto a crianças e adolescentes em atividades esportivas e sócio-educativas e formação de professores e estagiários para desenvolvimento de uma metodologia de esporte educacional. O projeto foi financiado pela empresa Mineradora Vale e as duas cidades são as primeiras no Mato Grosso do Sul, a receber a Formação Continuada de Professores da Rede Pública.

“Sempre buscamos adequar os nossos trabalhos, firmando a parceria de ações em conjunto com os municípios de Ladário e Corumbá, assim como eles, queremos contribuir para o crescimento da região, não só economicamente, como na área da cultura, esporte e acima de tudo formação de pessoas do bem”, salientou o Diretor da Mineradora, Alexandre Campagna.

 

Por: Da Redação