Ladário

Procissão Fluvial revive chegada da imagem da Padroeira de Ladário

Chegada da imagem em Ladário

 

Chegada da imagem em Ladário
Embarcação colaboradora da procissão fluvial

Uma extensa programação faz parte do calendário da Festa da Padroeira de Ladário, Nossa Senhora dos Remédios, que começou dia 13 e vai até esta quarta-feira, 24 de outubro, feriado municipal. Há novena, adoração ao santíssimo, missas diárias, sempre com ministérios de músicas diversos e benção de objetos pessoais e da água levados pelos devotos. Todas as noites, atrações culturais são apresentadas no palco em frente ao Santuário, enquanto os visitantes podem se deliciar com as comidas típicas oferecidas nas barracas da praça da alimentação. No sábado, 19 de outubro, o destaque da festa ficou por conta da Procissão Fluvial durante o dia onde a imagem da padroeira percorreu o trecho entre o Porto Geral de Corumbá e o Porto Ecológico de Ladário em cerca de quarenta minutos.

O sentido deste evento é reviver da chegada da imagem até a cidade de Ladário trazida pelo referido Oficial no ano de 1895, e aqui permanece como relíquia simbólica e patrimônio de fé no coração dos ladarenses.

A Procissão Fluvial foi acompanhada por quatro embarcações onde se encontrava o prefeito José Antonio Assad e Faria, o padre Celso Ricardo, pároco de Ladário, autoridades civis, militares e devotos da santa. A imagem foi conduzida por uma corporação da Marinha.

Junto ao cortejo também estavam às embarcações colaboradoras da procissão fluvial, são elas: Aracuã, Biava, Corumbi, Chalana Passeio, El Shadday, Joana D´ark, Late Maria e Navio Hospitalar da Marinha do Brasil.

Ao chegar a Ladário, nos braços de militares do 6º Distrito Naval da Marinha do Brasil, a imagem da padroeira da cidade seguiu em uma caminhada pelas ruas da cidade até o seu Santuário. Ao longo desse trajeto, a imagem da padroeira era saudada pelo repicar de sinos e com cânticos.

Para a devota Geni de Oliveira acompanhar a caminhada junto a imagem debaixo de um sol de quase 40 graus não é nada diante de toda sua fé e agradecimento a Nossa Senhora, “Minha fé é muito maior do que qualquer outra coisa, ela já realizou vários milagres em minha vida e sei que sempre que eu precisar ela estará comigo, eu venho todos os anos, participo de todos os dias de comemorações e vai continuar sendo assim até quando eu tiver forças para poder acompanhá-la”.

O prefeito José Antonio descreveu a celebração como uma manifestação da imensa devoção existente em Nossa Senhora. “É o resgate de uma tradição histórica, ao revivermos este percurso renovamos a nossa fé e nos tornamos mais fortes para enfrentar os problemas e realizarmos os nossos sonhos”.

Após a oração final com a imagem já em seu Santuário, os fiéis puderam se aproximar para tirar fotos, fazer seus pedidos e orações.

Para o padre Celso Ricardo da Silva, pároco da paróquia toda a celebração significou um momento de reforço na fé que cada um possui em Nossa Senhora, “É um momento em que a fé se reforça e revigora. Os devotos de Nossa Senhora são o nosso maior apoio, e dessa forma estamos caminhando para nos transformarmos na maior festa Mariana do Centro-Oeste”.

No dia 24 de outubro, dia de Nossa Senhora dos Remédios as comemorações começam à meia-noite com o repicar dos sinos e oração na porta da igreja e percorrem durante todo o dia, às 19 horas ocorre à missa campal e a tradicional procissão com a Imagem Milagrosa de Nossa Senhora com seu manto sagrado. A programação terá fim às 21 horas com o show do Pe. Juarez de Castro.

História

Nossa Senhora dos Remédios é considerada a santa dos enfermos e desesperados. A igreja foi construída em estilo semi-gótico. Sua história de amor, fé e afinidade espiritual está ligada a Ladário. Chegam peregrinos vindos de todos os lugares para comemorar seu grande dia. Para este ano são esperados em torno de 25 mil fiéis para os doze dias de festa. (Assessoria de Imprensa da PML)

 

Por: Da Redação