Projetos no contraturno escolar que evitam a ociosidade dos alunos, transporte escolar que viabiliza acesso aos menos favorecidos, reformas nas salas de aula e quadras de esporte e, por fim, resultados crescentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) que colocaram a Rede Municipal de Ensino (Reme) de Ladário entre as mais eficientes do Estado. Estes são os principais pontos que, segundo a secretária Maria Eulina Rocha dos Santos, deram à Secretaria Municipal de Educação o Prêmio Palma de Ouro, que será entregue dia 5 de maio, como uma das 100 melhores do País. “Avançamos muito desde 2009 graças ao plano arrojado do prefeito José Antonio e às necessidades emergentes de estruturar o sistema educacional de Ladário”, ressaltou Maria Eulina. “O prêmio é conseqüência do que foi feito em três anos e três meses de gestão”, acrescentou.
As ações da Secretaria Municipal de Educação preencheram os dez critérios estabelecidos para o Prêmio Palma de Ouro, entregue anualmente em Florianópolis, Santa Catarina, pela MS Brasil, dentro do programa Educa Brasil, que chega à décima edição. Os organizadores do prêmio realizam uma pesquisa em todo o País para selecionar as 100 mais destacadas secretarias de Educação. Ladário investiu mais de R$ 2 milhões em reformas e construção de novas salas de aula e quadras de esporte, aplicando 26% da verba pública. 1% a mais do teto estabelecido pelo Ministério da Educação. “Realizamos um trabalho de sustentabilidade e nosso IDEB teve uma evolução extraordinária no ranking”, lembrou a secretária Maria Eulina. “Uma de nossas escolas, a Farol do Norte, teve IDEB superior a muitas outras unidades de municípios maiores”, acrescentou.
Os projetos são apontados pelos educadores como pontos fortes da administração educacional ladarense. “Só para se ter uma idéia, gestores de outros municípios nos procuraram para copiar o modelo do Projeto Mães Amigas, que mantém as creches em atividade durante as férias e cria emprego e renda às mães inscritas no Bolsa Família”, enfatizou Maria Eulina. Já o Projeto Semear, que oferece aulas de dança, música, natação e xadrez no contraturno escolar, é o carro-chefe do sistema educacional ladarense. “Abrimos o Projeto Semear este ano a todas as escolas de Ladário, inclusive do setor privado, e já contamos com 1.300 alunos inscritos”, acentuou.
O sistema de transporte é outro ponto favorável à Secretaria Municipal de Educação. Só para as aulas do Projeto Semear são transportados 202 estudantes diariamente nos dois turnos. Três ônibus e dois micro-ônibus atendem outros 200 alunos no acesso às escolas municipais e estaduais, e nas aulas do Moinho Cultural e APAE. Um novo ônibus, adquirido com recursos próprios pela Prefeitura, com 44 lugares e plataforma elevatória para cadeirantes, será entregue entre maio e junho. “Com transporte de qualidade, cumprimos uma meta: nenhum aluno pode ficar fora da escola”, finalizou a secretária Maria Eulina.
IDEB
O IDEB 2009 das séries iniciais do Ensino Fundamental (até o 4º ano) de Ladário apontou 4.2, contra os 3.3 de 2007 e os 2.9 de 2005. Com esse avanço, a Rede Municipal de Ensino (Reme) ultrapassou a meta projetada pelo Ministério da Educação (MEC) para 2013 , fixada em 4.0, e ficou bem perto da meta projetada para o ano de 2015, que é de 4.3. A Escola Municipal Farol do Norte registrou índice de 4.8 para as séries iniciais (contra 3.5 do ano 2007), acima da média nacional, obtendo o melhor desempenho entre as escolas ladarenses da Reme e ultrapassando a meta projetada para 2019. O Ideb vai de zero a dez. É importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade de educação. (Assessoria de Imprensa da PML)
Por: Da Redação