Ladário

Prefeitura recebe da Vale projeto executivo da Orla Fluvial de Ladário; Obras devem começar em 2015

 

Obras da Orla Fluvial de Ladário devem ter início em 2015

O município de Ladário recebeu na tarde desta quinta-feira, 11 de setembro, da Mineradora Vale, o projeto executivo da Orla Fluvial do município. A cerimônia de entrega do projeto, foi realizada na Câmara Municipal desta cidade e contou com a presença do Prefeito José Antonio Assad e Faria, acompanhado de toda a sua equipe de governo, bem como o diretor de Ferrosos Centro-Oeste Vale, Alexandre Campanha e o engenheiro responsável pelo projeto Renê Ruggeri, além de autoridades civis e militares e moradores da região.

O projeto, que foi financiado pela mineradora, está dividido em três trechos, que atendem os requisitos legais aplicáveis pelo município, tendo a sua etapa conceitual entregue em janeiro, obedecendo todos os segmentos dos trabalhos direcionados aos moradores ribeirinhos, do comércio beira rio, e aquelas pessoas que tiram o sustento do rio.

Passando a contar com o que há de mais moderno em relação a Porto Fluvial, será construído um parque linear, de cerca de 700 metros de extensão, contando com uma academia ao ar livre; espaço para caminhada; prainha de banho para turistas e moradores; píer para embarque e desembarque de embarcações; local para a construção de estaleiros; posto de atendimento ao turista; espaço para eventos culturais; estacionamentos de veículos e de embarcações; pista de skate; passarela de madeira sobre o rio e a implantação de um chafariz com águas dançantes.

Para dar início às obras, em 2015, o próximo passo, de acordo com o chefe do executivo ladarense, José Antonio Assad e Faria, será a captação de recursos para a efetiva execução das obras, com apoio da Vale e da Bancada Federal do Estado, junto ao Ministério do Turismo e demais órgãos que possam viabilizar recursos para o empreendimento, que custará aproximadamente R$ 11 milhões. Porém, o município já tem assegurados 1,5 milhões de recursos próprios.

Projeto: Urbanização do Porto 

“Um projeto de primeiro mundo, onde contribuirá sem duvidas, para o desenvolvimento da nossa região. O projeto da nossa Orla foi dividido em diversas etapas, permitindo a sua construção á medida que os recursos forem obtidos. A restauração da Orla Fluvial, será importante para o incremento da atividade turística em nosso município, além de proporcionar um local de lazer e eventos para a população, contribuindo assim, para o progresso da nossa cidade, impulsionando a economia, gerando empregos e melhor qualidade de vida para todos”, disse o prefeito.

Na oportunidade, o diretor de Ferrosos Centro-Oeste, Alexandre Campanha, disse que durante um ano a população local foi ouvida e que os trabalhos foram direcionados atendendo as necessidades da localidade. “Esse projeto é um exemplo de como a iniciativa privada pode contribuir com o poder público para o desenvolvimento sustentável de uma região. A Vale é parte da comunidade de Ladário e temos muito orgulho de contribuir com o projeto da orla, ajudando no desenvolvimento não apenas turístico como econômico”, falou.

Contente com todo o planejamento do local, o morador há mais de 50 anos, no Porto de Ladário, Odir Gonçalves, avaliou como importante toda a nova estrutura que o local, onde ele e sua esposa criaram seus filhos, netos e até mesmo sobrinhos.

“Um sonho que estávamos esperando. Mesmo com a estrutura que temos conseguimos alavancar o comércio próximo ao Porto. Já com toda essa readequação, conseguiremos não apenas viver em um lugar bonito, como também vamos apreciar todas essas belezas, e acima de tudo receber os nossos visitantes com um cartão postal do nosso Pantanal. Isso nos ajudará a desenvolver atividades direcionadas a pesca e turismo, proporcionando o comodidade de quem aqui vive”, revelou.

 

Por: Da Redação