O prefeito José Antonio Assad e Faria, recebeu na tarde desta quinta-feira (23) o Projeto Conceitual e Básico, propostos para a Orla Fluvial Ladário.
O documento foi entregue pela empresa Mineradora Vale, representando o Diretor Alexandre Campagna, através da Gerente de Comunicações e Relações Internacionais (MS) Letícia Oliveira e a Gerente de Relações em Comunicação (RJ/MS) Aline Torre.Também estava presente o Secretario de Infraestrutura e Serviços Públicos, Jorge de Castro.
Para o chefe do executivo ladarense, o projeto reforça cada vez mais os trabalhos em parceria com a mineradora, que ajuda no desenvolvimento do município, além de ser fator estratégico, porta de entrada para o turismo fluvial da cidade.
“A restauração da Orla Fluvial, será importante para o incremento da atividade turística em nosso município, além de proporcionar um local de lazer e eventos para a população, contribuindo assim, para o progresso da nossa cidade, impulsionando a economia, gerando empregos e melhor qualidade de vida para todos”, destacou o prefeito.
Ainda de acordo com José Antonio, é importante ressaltar que ainda não é um projeto pronto. Haverá uma apresentação para os diversos segmentos da sociedade para que, após avaliação, os trabalhos tenham continuidade. “Somente após essas discussões, é que deveremos encaminhar o projeto a Vale, para que promova o projeto executivo necessário. Assim saberemos o montante dos recursos a serem viabilizados em cada etapa das obras. A divisão do projeto em diversas etapas, permitirá que a construção seja efetuada á medida que os recursos forem obtidos”, explicou.
O secretário Jorge de Castro lembrou que esta etapa faz parte de um processo em curso desde julho do ano passado, quando a população ladarense participou, através de uma Audiência Pública, das questões que envolvem a nossa Orla Fluvial. Em pauta, a discussão rendeu várias propostas ao que diz respeito à melhoria da infraestrutura portuária e questionamentos sobre o que poderia ou não ser feito naquela área.
“Todas as propostas apresentadas, seguem as normas respeitando o meio ambiente, os moradores ribeirinhos, o comércio beira rio, e aquelas pessoas que tiram o sustento do rio. Outro ponto discutido, foi como desenvolver os trabalhos com o eixo turístico e econômico”, disse o secretario da pasta.
O projeto é fruto de uma pesquisa em parceria da Prefeitura e da Vale, atendendo a realidade e necessidade dos moradores dessa região. Além de discutir com a sociedade, o foco agora é captar os recursos para que haja a execução do projeto em Ladário.
“Adiantamos que a Orla Fluvial de Ladário, passará a contar com o que há demais moderno em relação a Porto Fluvial”, revelou De Castro.
Na oportunidade, a mesa de trabalho durante a Audiência Publica, foi composta pelo Professor Doutor Eduardo Brandão da Universidade Federal do Pará, representante nacional do Projeto Orla, Mário Sérgio Sobral Costa Superintendente do Patrimônio da União de Mato Grosso do Sul ( representante da coordenação estadual), Professor Doutor Cláudio Arcanjo de Sousa da Universidade da Grande Dourados ( responsável técnico pela elaboração do PGI), Secretário de Infraestrutura de Ladário e a população presente.
Por: Da Redação