O logotipo traz a viola de cocho que é o instrumento do Pantanal, feito pelo homem da maior planície inundável do mundo. A viola de cocho é tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e tem grande simbolismo para a região onde é responsável por embalar um ritmo único do homem da terra, o cururu, com o qual, se dança o siriri.
A viola é feita com uma árvore típica do Pantanal, a Ximbuva. O instrumento tem apenas quatro cordas que antigamente eram feitas com a tripa do macaco bugio. Hoje, as cordas são de linha de nylon, daquelas utilizadas para pesca.
O outro elemento da logo é o tuiuiú, ave símbolo do Pantanal. Da família das cegonhas e também conhecido como jaburu, ele é de origem africana, mas responsável por promover os maiores espetáculos da terra quando da formação dos ninhais entre os meses de outubro e dezembro.
O tuiuu é branco e tem longas pernas, podendo alcançar 1,60 m de altura e uma envergadura de 1,4 m com as asas abertas. O tuiuiú tem uma coloração predominantemente branca, com o pescoço preto e uma coleira vermelha. Normalmente é manso e chega bem perto dos pescadores nos barrancos dos rios.
A partir de agora a logo será usada em todo o material de divulgação do município. Mas, o prefeito Carlos Ruso já advertiu que a logo não é dele, nem tão somente da prefeitura, mas de todos os ladarenses. Por isso, pediu para que todos a usem em suas redes sociais, como adesivos e que façam parte de uma grande corrente para divulgar Ladário como o que ela realmente é, uma pérola dentro do meio ambiente pantaneiro. (Assessoria de Comunicação e Imprensa – PML)
Por: Da Redação