Ladário

Prefeitura estuda possibilidade de instalar câmeras de segurança em Ladário

 

O prefeito Carlos Ruso, em companhia do advogado geral do município Newton Nascimento de Moraes, foi conhecer o sistema de monitoramento de câmeras do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), no 6º Batalhão da Polícia Militar de Corumbá. A intenção é saber sobre a eficácia do sistema e se o custo compensaria o investimento para combater a criminalidade no município.

Em princípio, um termo de cooperação técnica seria firmado entre a Prefeitura Municipal de Ladário e a Secretaria de Justiça e Segurança Pública, do Estado de Mato Grosso do Sul. Desta forma, a operação seria feita diretamente pelo Ciops que receberia as imagens em tempo real, com monitoramento 24 horas de tudo o que acontece nos principais pontos do centro da cidade.

“O segundo passo, seria preparar o nosso pessoal. Guardas Municipais efetivos passariam por um treinamento para que a central seja montada dentro do próprio município”, explicou Newton que vê no sistema, um fator importante de inibição das ações dos marginais. “Até porque, com as filmagens fica fácil de identificar aqueles que estão cometendo crimes”, complementou.

A expectativa é de instalar 10 câmeras com resolução Full HD e que giram num ângulo de 360 graus. Hoje já existe um equipamento instalado no centro de Ladário, na Rua Conde de Azambuja esquina com a 14 de Março, onde aconteceu a escolha da Corte de Momo, mesmo local onde ficará armado o palanque oficial do Carnaval 2017.

“A nossa intenção é fortalecer a segurança ao máximo, o que vai depender muito é do montante a ser investido”, avaliou o prefeito Carlos Ruso. O ano é de dificuldades financeiras, segundo ele, mas os levantamentos servirão para nortear ações que serão adotadas no futuro, logo que se consiga restabelecer a tranquilidade na economia. (Assessoria de Imprensa-PML)

 

Por: Da Redação