Ícone do site Pérola News

Prefeitura de Ladário vai aposentar os quatro primeiros servidores

Já estão sendo montados os processos de aposentadoria dos quatro primeiros servidores públicos que irão se aposentar pelo Instituto Municipal da Previdência Social de Ladário. Instituído em 2013, o PREVLADÁRIO teve um ano de solidificação, em 2014 e, em 2015 já deveria ter dado início às aposentadorias, mas acabou ficando mais um ano para fazer caixa. Antes, os servidores se aposentavam pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), e agora, se aposentarão diretamente pelo município.

“O Prev Ladário tem o mesmo rol de beneficios do INSS, mas com leis diferenciadas. O PREVLADÁRIO é somente dos servidores públicos efetivos do município de Ladário”, explicou a diretora presidente da previdência municipal, Maria Angélica Barros Gonçalves. Segundo ela, o funcionário contribui mensalmente com 11% do seu salário e a prefeitura está com 12,67%, mas esse percentual é variável de acordo com as necessidades da previdência, além do custo suplementar.

Anteriormente a 2015, o servidor de Ladário fazia suas contribuições ao INSS que acabou ficando com o dinheiro da arrecadação de vários anos e que deverá ser ressarcido de acordo com a chegada das aposentadorias. “A partir do momento em que a gente vai aposentando os servidores, o instituto vai nos repassando as contribuições pagas a ele”, explicou Maria Angélica.

Para se aposentar pelo PREVLADÁRIO são dois critérios, idade e tempo de contribuição. O servidor do sexo masculino se aposenta com 35 anos de contribuição e 60 anos de idade, já as servidoras, se aposentam com 55 anos de idade e 30 anos de contribuição. No caso de aposentadoria por idade, a mulher tem que ter o mínimo de 60 anos e 10 anos de contribuição, os homens, 65 anos e 10 anos de contribuição.

Os professores estão em um regime diferenciado, e podem se aposentar com 5 anos a menos que os demais servidores. Mas esse regime pode mudar, se a Reforma da Previdência for aprovada pelo Congresso Nacional. Ela também mexe com os regimes previdenciários próprios, tanto dos municípios quanto com os privados.

As aposentadorias previstas para o dia 02 de maio são de 2 servidores da Educação, 1 da Saúde e 1 da Assistência Social. São eles, as assistentes de apoio educacional Maria Ozita Souza de Arruda e Ezanil Alves Pinto de Arruda; o agente de serviços especializados, Roberto Rodolfo Schulze; e a assistente de ações sociais, Marilda Souza Brasil.

“Alegria aposentar esses servidores. Nós tivemos problemas em 2015, em 2016 também não conseguimos e, enfim, as aposentadorias estão saindo agora com essa nova gestão”, disse em tom de emoção, a diretora presidente do PREVLADÁRIO. Para Maria Angélica, as aposentadorias aumentam o grau de confiabilidade na previdência de Ladário, que segundo ela, é melhor do que o INSS para a maioria dos servidores.

O teto do valor da aposentadoria pelo PREVLADÁRIO, é o salário do prefeito, ou seja, o servidor pode se aposentar com um valor bem maior do que os R$ 5,578 mil, pagos como teto do INSS hoje. A previdência do município é apenas para funcionários concursados efetivos, os servidores contratados contribuem com a previdência nacional e entram no regime do INSS. (Assessoria de Imprensa-PML)

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile