O Prefeito José Antonio Assad e Faria, acompanhado do Secretário Especial de Fomento ao Desenvolvimento Econômico, Jorge de Castro, recebeu em seu gabinete, na manhã desta quarta-feira, 22 de abril, o major Renato dos Anjos Garnês, subcomandante da Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul e o capitão tenente Cleiton Douglas da Silva, comandante da PMA- Corumbá e Ladário. O intuito do encontro foi firmar parceria através de convênio entre as duas instituições, visando implantar a educação ambiental nas escolas e ampliar o poder de fiscalização na área do município, em especial da Apa Baía Negra.
“Esse encontro foi bem proveitoso. Pois possibilitou traçar demandas para o crescimento da nossa região. É importante frisar que há uma preocupação em começar os trabalhos diretamente com nossas crianças, reforçando a educação ambiental, aonde iremos levar os policiais juntamente com nossas equipes, para desenvolver trabalhos referente a preservação do nosso Meio Ambiente. Outro ponto colocado foi a intensa fiscalização em nossa área de Proteção Ambiental Apa Baía Negra, desenvolvendo de forma sustentável essa localidade, que é tão importante para o nosso município”, disse o Prefeito.
Este convênio, quando firmado, de acordo com o secretário De Castro, será pioneiro em Mato Grosso do Sul, possibilitando a abertura para outros municípios que tiverem interesse em desenvolver este tipo de trabalho.
“Vamos ser os primeiros a implantar este convênio, possibilitando a ampliação dos trabalhos junto às secretarias da nossa administração, como a Educação e Fundação do Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, focando na proteção da área ambiental de Ladário e também do Pantanal do MS. Ações de conscientização e elaboração de respostas a estas problemáticas”, enfatizou o secretário.
Já para Renato dos Anjos Garnês, subcomandante da PMA-MS, trabalhos como esse são de suma importância, ainda mais quando se trata na área da educação ambiental, “pois estamos sempre de portas abertas para atender a população e nada melhor do que desenvolver atividades de conscientização e também poder preservar uma das áreas mais importantes para o nosso Estado”, frisou.
Atualmente, a APA Baía Negra, tem como um dos pontos principais de sua criação, o Plano de Manejo, que consiste no uso adequado dos recursos, a recuperação de áreas degradadas, programa de Educação Ambiental que contemple a conscientização e a sensibilização quanto aos temas ambientais, garantindo a qualidade ambiental do local, conservando as riquezas do bioma pantaneiro, bem como meios sustentáveis de uso dos recursos pela população.
A área de proteção ambiental está dividida em zonas com delimitações das atividades permitidas, restringidas e proibidas em cada uma delas. São utilizados instrumentos legais e incentivos financeiros governamentais para assegurar a proteção e o uso racional do meio ambiente. A localidade é gerida pelo Conselho Gestor próprio, que é composto de seis membros, responsáveis por deliberar, administrar aprovar projetos, controlar e fiscalizar os investimentos.
Hoje, 42 famílias vivem na Apa Baía Negra, onde dessas, 28 possuem o termo de autorização de uso sustentável (TAUS), sendo que este termo da como garantia o uso da terra.
Pelotão Ambiental da Guarda Municipal
Além disso, em pauta estava também um fato relevante, que foi a capacitação que a PMA fará para o Pelotão Ambiental da Guarda Municipal que será criado com intuito de realizar ações preventivas e corretivas na Área Ambiental do município em especial na APA Baía negra.
“Vamos implantar este pelotão com este foco, proteção e fiscalização da nossa Apa, bem como fiscalização envolvendo problemas ambientais junto a nossa Fundação do Meio ambiente e Desenvolvimento Rural”, informou José Antonio.
Hoje Ladário conta com aproximadamente 55 Guardas Municipais.
Por: Da Redação