No dia 13 de dezembro, a população ladarense pode presenciar em frente ao pórtico do 6° Distrito Naval do município, cerimônia militar alusiva ao Dia do Marinheiro. A data marca o nascimento do Patrono da Marinha do Brasil, Joaquim Marquês de Lisboa, o Marquês de Tamandaré.
O prefeito José Antonio Assad Faria esteve na celebração e foi recebido com honrarias militares, pelo comandante do 6º Distrito, contra-almirante Petrônio Augusto Siqueira de Aguiar. Também estiveram na cerimônia o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, o presidente da FIEMS Sergio Longen, presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Paulo da Cunha, e autoridades civis, militares e religiosas da região do Pantanal. .
Para o chefe do Executivo ladarense, a comemoração deste dia pela Marinha do Brasil, percorre de gerações a gerações e ao longo do tempo vem fazendo com que essa convivência com a população ladarense resulte nesse ambiente sólido, ainda mais por se tratar de ser seu último ano à frente da Prefeitura.
“Foram oito anos, e nessa longa jornada, destaco as parcerias de projetos e ações que resultaram em um só objetivo, atender a nossa população. É um momento de nostalgia, tantos trabalhos alcançados e concretizados que só temos a agradecer a essa instituição que está em nossa região há anos”, disse José Antonio.
Ainda conforme ele, a Marinha é uma grande parceira do município, “um espaço de amizade fraternal e harmônica, por isso, nós temos que comemorar a presença da Marinha, comemorar a força econômica que a instituição traz junto a Ladário, a força dos costumes, por tudo isso que nós estamos aqui comemorando o Dia do Marinheiro”, mencionou.
Além disso, durante a cerimônia, autoridades do Estado, como da Indústria e do Judiciário foram agraciados com a Medalha Mérito Tamandaré, por suas atuações, que acabaram contribuindo para o desenvolvimento do Mato Grosso do Sul.
Recebendo a homenagem, o presidente da FIEMS Sergio Longen, agradeceu a instituição militar e afirmou que as parcerias continuam em 2017.
“Honrado no dia do marinheiro receber uma encomenda dessa magnitude. Para nós é uma satisfação grande. O setor comercial vem com dificuldades e no final do ano, esse reconhecimento é muito importante para todos nós. É um oxigênio puro, aqui novamente temos um compromisso muito grande é uma satisfação para todos nós e isso deve continuar em 2017”, afirmou Longen.
Já o contra-almirante Petronio, disse que a Marinha tem muitos objetivos no Brasil, e um deles é mostrar para a população a importância da instituição e que ela está de portas abertas sempre.
“Temos que mostrar para todos o que estamos fazendo, porque a Marinha é do Brasil e dos brasileiros e nós apenas servimos esta instituição, então nesse momento de festa, onde nós homenageamos e relembramos o almirante Tamandaré e o Dia do Marinheiro, é o momento de convidarmos a população a tomar conhecimento do que nós fazemos e que eles conheçam a Marinha que é deles”, mencionou o comandante.
Ele ainda enfatizou a relação da instituição com a cidade de Ladário, “como temos um relacionamento muito intenso e antigo com Ladário, a nossa relação é muito amistosa, amiga, companheira e muito feliz, de modo que nós não podemos de forma alguma deixar esse vínculo acabar. A nossa relação é extremamente forte e vai ser para sempre”, concluiu Augusto Siqueira de Aguiar.
Na oportunidade, Breno Hildebrand dos Santos e Maria Alice Weiler Rodrigues receberam a premiação, por participarem do Concurso de redação Cisne Branco. Os estudantes são do Colégio Militar de Campo Grande. (Assessoria de Imprensa-PML)
Por: Da Redação