O prefeito de Ladário, José Antonio Assad e Faria inaugurou, na tarde desta quinta-feira (05) , a obra de construção do Centro Municipal de Educação Infantil Pe. Ernesto, no bairro Almirante Tamandaré. Pronta para funcionar, o Centro de Educação Infantil irá atender 240 alunos de 0 a 3 anos em período integral e em período parcial crianças até 5 anos.
Estiveram presentes na cerimônia de inauguração, a primeira dama e secretaria especial de políticas sociais e cidadania Gisele Saab Assad Faria, acompanhando o Prefeito, o vice- prefeito Sampaio Junior, o ex-prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira, o padre salesiano Amércio Rezende, secretários, presidentes de fundação, membros da administração, representantes do legislativo de Ladário e Corumbá e gestores de escolas, além de pais e crianças que irão se beneficiar com a nova obra.
Localizada na rua Riachuelo, a Cemei oferece ambiente com seis salas de creche, salas para repouso, amamentação, alimentação, trocador/fraldário, sanitários e chuveiros, salas para pré-escola, sala de leitura, laboratório de informática, área de serviço, área administrativa, pátio e parque infantil. A unidade é administrada pela Secretaria de Educação do município que também administra todas as outras unidades escolares da rede municipal. A Cemei Pe. Ernesto, contará com 16 funcionários, entre professores, diretor, coordenador, auxiliar de educação infantil, agente de merenda, auxiliar de serviços diversos e inspetor.
A entrega da nova Cemei Padre Ernesto contou com apresentações culturais dos alunos que irão estudar na creche, e com a participação musical dos integrantes do projeto criança feliz da Cidade Dom Bosco.
Durante a entrega da unidade, o prefeito José Antonio afirmou que ampliar a oferta de vagas na Educação Infantil é uma das prioridades da sua administração, “essa obra representa o esforço de muita gente, uma continuidade da administração anterior e agora estamos aqui realizando mais um sonho, porque sabemos o quanto é importante para as famílias e para as crianças creches como essa, e agora estamos aqui orgulhosos por podermos entregar mais 240 vagas”.
Para Hellen Monteiro de Oliveira, mãe de dois filhos inscritos na creche, essa nova estrutura é um grande avanço para o município, “com certeza irá mudar muito, o espaço é maior, a estrutura é muito boa e eu tenho certeza que irá ajudar no desenvolvimento deles. Estando aqui eles mostram um desenvolvimento incrível em casa estão mais espertos, falantes e desenvoltos. Eu agradeço a oportunidade de poder deixá-los aqui pois trabalho segura e tenho a certeza de que eles estão muito bem cuidados”.
Atualmente, quase 33% da população em idade de creche são atendidas na cidade, percentual que já chega perto da média prevista pelo governo federal para o ano de 2020, de acordo com o Plano Nacional de Educação, de que os municípios atendam 50% da população em idade de creche. Segundo o Censo Escolar de 2010, esse atendimento no Brasil não passa de 23%.
Para a secretária municipal de Educação, Maria Eulina Rocha dos Santos, o crescimento é resultado do investimento e do olhar especial dado às crianças Ladarenses, “esse trabalho foi intenso, árduo, mas nós conseguimos alicerçar e estamos muito felizes em entregar hoje mais uma creche. Posso afirmar que estamos no rol da sociedade que acolhe seus cidadãos sem distinção, fortalecendo o crescimento e desenvolvimento humano. O exemplo do Pe. Ernesto nos impulsiona e nos encoraja ao olharmos e agirmos para fazer a educação Ladarense cada vez mais forte,pois o progresso é o nosso lema e o desenvolvimento é a nossa meta”.
No Brasil inteiro o governo federal viabilizou ao todo 4.035 creches igual à Cemei Pe. Ernesto, porém até o momento só 7% delas foram entregues e a de Ladário é uma delas. A cemei Pe. Ernesto é a creche número 222 a ser realizada.
De acordo com a diretora da nova Cemei, Cristiane da Conceição Oliveira, “todas as ações realizadas com as crianças são planejadas, desde a parte pedagógica até a parte de infraestrutura, prova disso é que hoje entregamos a população essa estrutura que contribuirá para melhorar as condições de trabalho dos professores, o desenvolvimento das crianças e fortalecer o aprendizado tão importantes para o ensino. Essa inauguração é uma resposta aos avanços da educação infantil no nosso município”.
Antes que o prefeito cortasse a fita de abertura, o salesiano Pe. Amércio Rezende fez uma oração e abençoou a creche com água benta. Para comemorar houve queima de fogos.
O prefeito aproveitou o momento para explicar a importância do nome dado a Cemei, “escolhemos esse nome porque tem um significado especial, representa o exemplo de um homem que conseguia mobilizar a sociedade e fazer com que pessoas distantes ajudassem as crianças, um homem que dedicou toda a sua vida em uma nobre causa social de ajudar as crianças, um exemplo de vida e nada mais justo do que homenageá-lo através do lugar onde só haverá crianças que serão projetadas para um futuro melhor. A lembrança do seu amor, o seu carinho, a sua dedicação irá sem dúvidas ajudar a construímos essa Ladário que todos nós queremos”. (Assessoria de Imprensa da PML)
Galeria de Fotos
Clique AQUI e confira a galeria de fotos da solenidade.
Por: Da Redação