Ladário

Prefeito José Antonio acompanha governadores durante visita no dia “D” da Caravana da Saúde

Prefeitos José Antonio e Paulo Duarte junto do governador Reinaldo Azambuja

 

Prefeitos José Antonio e Paulo Duarte junto do governador Reinaldo Azambuja

O Prefeito José Antonio Assad e Faria acompanhou a visita do governador do Estado, Reinaldo Azambuja e do governador do Mato Grosso, Pedro Taques, que estiveram na região para participar do Dia “D” da Caravana da Saúde, neste sábado, 03 de outubro. A ação, que acontece em parceria entre o Estado e as Prefeituras das cidades pantaneiras, na Escola Estadual João Leite de Barros, tem como objetivo oferecer a população serviços de saúde, como consultas médicas, encaminhamento para especialistas e cirurgias oftalmológicas.

Para o chefe do Executivo ladarense a Caravana da Saúde é um grande avanço para as duas cidades, proporcionando um volume maior de atendimentos à população. “É uma ação importantíssima, com uma estrutura excepcional que deixará um legado para o sistema de saúde de Ladário e Corumbá. O programa vem de encontro a política de integração entre Município e Estado, onde tudo isso faz com que a qualidade de vida da nossa população tenha um ganho muito grande”, disse José Antonio.

Para o governador Reinaldo Azambuja, toda essa programação só é possível graças a parceria entre estado e município, diminuindo a fila enorme de pessoas que necessitam desses atendimentos, que por anos o Estado não conseguiu cumprir. “A Caravana da Saúde irá deixar a sua estrutura para atender a demanda regional, zerando essa fila que ficou esquecida por anos. Na Santa Casa de Corumbá, que atende pacientes das duas cidades, iremos possibilitar uma melhor estrutura, como a construção de um anexo abrigando um aparelho de tomografia computadorizada, bem como estamos deixando R$ 400 mil em equipamentos de Centro Cirúrgico, reequipando assim todo complexo onde são realizadas as cirurgias na Santa Casa”, falou o governador.

Além disso, a Caravana da Saúde, também conta com atendimentos das instituições parceiras como Hemosul, Procon, Tribunal de Justiça, SESI, Ministério Público, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental entre outros, que durante toda a programação estão com suas equipes apresentando alguns de seus trabalhos desenvolvidos na região de Corumbá e Ladário.

Alegre, o artesão ladarense Sabastião de Souza Brandão, conhecido no município por fabricar e tocar a Viola de Cocho foi atendido pelos profissionais da Caravana da Saúde. Ele disse estar satisfeito com a cirurgia de catarata que o ajudará ainda mais na fabricação do instrumento musical, tradicional na região do Pantanal. “Meu agendamento foi feito pelo Núcleo de Regulação da Secretaria de Saúde, e graças a essa cirurgia vou seguir sem problemas, fabricando e tocando a Viola de Cocho, repassando essa tradição para as crianças e jovens da nossa cidade, não deixando essa história apenas na memória”, mencionou o artista.

Na oportunidade, o governador do Mato Grosso, Pedro Taques, após conhecer toda a estrutura da Caravana da Saúde, primeiramente elogiou a estrutura do projeto que deverá acontecer no estado vizinho também. “A Saúde é um problema no mundo todo, e precisamos, sim, investir para atender as demandas da população. Já vi que Mato Grosso tem que se espelhar em algumas atitudes do Mato Grosso do Sul. Ações como essas são significativas diminuindo o tempo de espera de pessoas na fila, que é um direito constitucional do povo. Mais vale ver uma vez do que ouvir falar mil vezes e por isso estou aqui para acompanhar de perto essa ação tão significativa para os corumbaenses e ladraenses”, afirmou Pedro Taques.

Investimentos

Em seu discurso, o governador Reinaldo Azambuja anunciou também investimentos para a área de saneamento básico da cidade de Ladário, assim, como pra recapeamento e sinalização de ruas. “Iremos investir 8,9 milhões de reais para resolver as demandas do saneamento básico de Ladário e R$ 800 mil para a área de infraestrutura, que serão destinadas para recapeamento e também sinalização das ruas”, afirmou.

“Essa postura é importante, pois mostra o comprometimento do governo com a administração, enfatizando assim, a política de integração entre Município e Estado. Todos esses resultados alcançam a nossa população”, comentou José Antonio.

Outro feito foi à assinatura do termo de cooperação, junto a Marinha do Brasil, por meio do 6° Distrito Naval. A Assinatura garante a viabilização do transporte logístico de profissionais da saúde, bem como também equipamentos, para atender as famílias localizadas na região do Pantanal do MS.

“Esse é um ato histórico, pois marca uma situação nunca realizada antes, onde aconteceu a assinatura do primeiro termo entre Estado e Marinha do Brasil, buscando oferecer serviços de saúde a nossa população. Esse só será apenas o começo de um futuro promissor para quem vive nesta localidade”, enfatizou o contra-almirante e comandante do 6/ Distrito Naval Petrônio Augusto Siqueira de Aguiar. (Assessoria de Imprensa-PML)

 

Por: Da Redação