A Prefeitura inaugurou nesta sexta-feira, 9 de dezembro, a Biblioteca Escolar Nova Aliança, anexa à Escola Municipal Marquês de Tamandaré, no bairro Nova Aliança, em Ladário. O prefeito José Antonio, o diretor da escola, Renato Giordano; o coordenador do programa Mais Educação, Valtencyr Teixeira de Carvalho; o superintendente de Cidadania, Justiça e Inclusão Social, Juvenal Ávila; o secretário municipal de Desenvolvimento Integrado, Jorge de Castro; e o poeta e escritor Balbino de Oliveira, ao lado de professores e alunos, participaram do ato de desenlace da fita inaugural.
A biblioteca faz parte do projeto “Formando Crianças Leitoras”, que tem como objetivo despertar nos alunos das séries iniciais o hábito pela leitura. “É uma biblioteca pequena, mas com grande significado para todos nós; é um embrião para a formação de futuros professores e escritores”, destacou o prefeito José Antonio, citando Monteiro Lobato como um escritor no qual se inspirou para formar sua consciência política.
O poeta e escritor Balbino de Oliveira, autor de mais de vinte obras, entre elas a recente Poéticas Crônicas Sociais, homenageou com poesias a direção da Escola Municipal Marquês de Tamandaré e a saudosa professora ladarense Helô Urt, ex-diretora da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, falecida recentemente.
A Biblioteca conta com 200 itens, entre livros paradidáticos, mapas, dicionários de língua portuguesa e inglesa, e gramáticas adquiridos por meio do Seminário Participativo da Vale Mineradora, com recursos de R$ 7 mil. Outra parte do acervo, com 150 unidades, vem do Programa Nacional do Livro Didático em parceria com a Prefeitura de Ladário. E mais 50 jogos didáticos adquiridos pelo Programa Mais Educação. Enciclopédias, revistas e jornais também foram doados. Faz parte do projeto a instalação de um computador com internet e ar-condicionado. (Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ladário; fotos: Vinicius Boaventura)
Por: Da Redação