Ícone do site Pérola News

Prefeito José Antonio e Ministro da Defesa entregam a reforma da Escola Francisco Mendes Sampaio

Prefeito José Antonio, o ministro e o diretor da Escola

O Prefeito José Antonio Assad e Faria, acompanhou nesta quarta-feira, 29 de julho, o Ministro da Defesa Jaques Wagner, que visitou o município de Ladário e Corumbá, conhecendo os trabalhos realizados pelas Forças Armadas Brasileiras, durante a 9° Operação Ágata, que tem como objetivo, reduzir as ações do crime organizado, bem como proporcionar ações cívico-social.

Após desembarcar do Navio de Transporte Fluvial “Almirante Leverger” (G16), e conceder entrevista coletiva para a imprensa local, o ministro e o chefe do executivo ladarense, seguiram para a Escola Municipal Francisco Mendes Sampaio, que ganhou durante a Operação Ágata, os serviços de reforma, concluindo desta maneira as Acisos, feitos na região.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A GALERIA DE FOTOS

Para José Antonio Assad e Faria, prefeito municipal, esse é um momento de manifestação e preocupação que as instituições que participam da operação têm com a nossa educação, assim, como vem sendo o foco da nossa administração. Outro ponto importante é que além dos militares, também houve a participação maciça dos pais dos alunos, ajudando na reforma da nossa unidade educaional.

“Tudo isso acontece fortalecendo os laços de integração com as diversas instituições que se preocupam em oferecer uma educação ampla para todos. Com uma estrutura física cômoda e principalmente aberta a comunidade, a Marinha proporcionou não apenas a reforma, mas sim, mostrou a intensa preocupação em acreditar na educação de nossas crianças, que ganham um novo olhar, bem como mostra a operação, vindo de forma intensa da educação”, disse o prefeito.

Já para o ministro Jaques Wagner, a Operação Ágata não se preocupa apenas com os crimes da fronteira, e sim traz esperança para a população, tronando a ação mais “prazerosa”.

“Com a operação queremos combater uma guerra sem quartel e que mata, já que o tráfico de armas e drogas é o nosso principal foco. A operação tem duas vertentes, da repressão ao crime e apoio a população, onde essa é uma marca bastante importante. Fiquei surpreso com os resultados da operação na região. A Ágata foi pensada para cuidar do hoje e o amanhã, preparando o futuro das nossas crianças, ou seja, fazendo com que elas se apaixonem cada vez mais e zelem por este templo sagrado que é a escola”, falou Jaques Wagner se referindo à entrega da reforma da Escola Francisco Mendes Sampaio.

Ao todo, foram 15 dias de trabalho, que contou com a participação de aproximadamente 50 militares do 6º Distrito Naval. A Escola Francisco Mendes Sampaio, localizada na rua Riachuelo, bairro Santo Antônio, atende atualmente 345 alunos que foram beneficiados com a Aciso.

Entre esses alunos, está a estudante Bianca Dos Santos (13), que está matriculada no sétimo ano do Ensino Fundamental, que na ação, não apenas agradeceu como elogiou o novo local para seus estudos.

“Ficou muito legal e mais aconchegante. A parte que mais gostei foi a da sala de aula com novos quadros e também a pintura da quadra de esporte, já que agora poderemos melhorar ainda mais os nossos treinamentos de futsal. Dá mais prazer de estudar”, comentou a jovem.

Na ação foram feitos Retirada de 90 luminárias tipo calha; Fornecimento e instalação de 90 luminárias plafonier com lâmpadas; Balanceamento de carga de quadro elétrico da iluminação externa da escola; Troca de dois reatores para lâmpada de vapor de sódio; Confecção de uma caixa de passagem em alvenaria para a rede de instalações elétricas; Instalação de seis quadros escolares para canetas atômicas; Fornecimento e instalação de três portas de madeira; Fornecimento e instalação de uma porta metálica; Troca de 3 fechadura externas; Alinhamento de telhas cerâmicas no telhado das salas de aula; Instalação de trinta e seis tomadas; Confecção de 216 m² de alambrado de proteção para quadra de esporte; Retira de 90 m² de estrutura metálica desgastada; Reforma de uma mesa de ping-pong; Reforma de esturra metálica de equipamentos esportivos; Fornecimento e instalação de redes para equipamentos esportivo de futsal, vôlei e basquete; Pintura geral da quadra de esportes; Pintura externa geral; Corte de mato; Retirada de 36 m³ de entulho; Fornecimento e instalação de duas pias para lavatório com torneira e acessórios; Lubrificação de seis válvulas hidra; Recomposição de 4m² de parede com azulejo danificado; Fornecimento de material para desenvolvimento de trabalhos artísticos nas paredes da escola desenvolvidos por jovens grafiteiros da comunidade; Fornecimento e instalação de 15 m² de telha metálica na cobertura da quadra de esportes.

Ainda também foi realizada a pintura interna de seis salas de aula, sendo uma sala multifuncional; uma biblioteca; quatro banheiros; uma sala de informática; uma cozinha; um depósito de mantimentos; um depósito de materiais para esportes; um depósito para materiais de limpeza; uma sala de professores; uma secretaria.

“Todas essas atividades feitas na escola são de sumas importância pelo fato de mostrar ainda mais os laços de integração da comunidade com a marinha e a nossa administração. Isso beneficiará toda a população, elevando desta forma a autoestima de todos. Porém, é necessário que todos os segmentos da instituição entenda o significado de tudo isso, cuidando da nossa segunda casa”, indagou o diretor da Escola Francisco Mendes Sampaio Valtencyr Teixeira de Carvalho de Almeida.

Operação Ágata 9

Somente o Comando do 6º Distrito Naval disponibiliza o efetivo de mil soldados, além do emprego de nove Navios, três helicópteros, 40 embarcações e 23 viaturas para realização da operação.

A Operação Ágata 9 percorre os 4.045 quilômetros de fronteira do Brasil com a Bolívia e o Paraguai, tendo como responsabilidade do Ministério da Defesa, sob coordenação do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), junto com a Marinha, o Exército e a Aeronáutica, assim como a Receita Federal, totalizando 46 instituições envolvidas.

Até o momento, já aconteceu o atendimentos médicos com 668 pacientes atendidos; odontológicos 572; inspeção de 981 embarcações; 10 embarcações apreendidas; 11 caminhões; 3.790,65 kg de drogas; 13 armas.

A Operação Ágata ocorre por tempo indeterminado na região pantaneira. (Assessoria de Imprensa-PML)

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile