Ladário

Prefeito de Ladário se reúne com a diretora e corpo docente do Campus Pantanal da UFMS

 

O prefeito de Ladário, Munir Ramunieh, foi convidado para um diálogo informal com a diretoria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Pantanal – UFMS/CPAN. Na sede da instituição em Corumbá, o chefe do Executivo ladarense foi recebido pela diretora do CPAN, Andreliza Cristina de Souza, juntamente com representantes do corpo docente local da UFMS.

Na ocasião, os temas tratados abordaram as demandas recíprocas das instituições, desde projetos desenvolvidos junta à comunidade; matérias e profissionais peculiares; bem como necessidades de transporte público intermunicipal.

“Hoje existem professores que desenvolvem projetos com idosos e outros públicos nos mais diversos cursos, como Educação Física, Psicologia, Direito, tanto dentro quanto fora da universidade. E apoio do Poder Público com estrutura, transporte, entre outras necessidades, só vem somar ao nosso trabalho e quem mais se beneficia com isso é a comunidade. Há também a questão dos estágios, facultativos e obrigatórios, necessários à formação dos acadêmicos”, destacou a diretora Andreliza.

Naquilo que pudermos ser parceiros, nós seremos. Nossa intenção é acabar com burocratização. Com relação aos estagiários, por exemplo, é de interesse do município que esses acadêmicos atuem ao lado e auxiliem os profissionais de suas respectivas áreas, até porque são pessoas que ajudam a municipalidade. E vamos facilitar ao máximo a certificação documental dessa atividade. Aqui no Campus o o curso de psicologia e Ladário tem uma grande demanda, até fila de espera, por psicólogos. Podemos estudar parcerias que nos favoreçam mutuamente”, apontou o prefeito Munir.

A diretora falou também a respeito da dificuldade de transporte existente. “Temos aulas aos sábados e alguns acadêmicos tem dificuldades de deslocamento e perdem matérias por questão do valor ou do horário do  transporte público. Sabemos que em 2024, aproximadamente havia 250 alunos de Ladário; porém esse vamos ter esses números no mês de março, quando se encerra o período de matrícula para o semestre”, comentou Andreliza de Souza.

“O transporte coletivo intermunicipal – Corumbá-Ladário – este não circula dentro de Ladário. No momento estamos buscando empresa de transporte por meio do processo de licitação, e precisamos saber qual a é demanda de usuários e os itinerários que atendem aquilo que vocês precisam. Vamos dialogar com as empresas de transporte para ver como atender essa demanda e a questão dos horários dos ônibus. Pontuem as necessidades que existem para que possamos buscar isso junto à empresa”, esclareceu o prefeito de Ladário, Munir Ramunieh.

Dessa forma, a atual gestão, por meio do diálogo e conhecimento das necessidades dos mais diversos setores da sociedade, procura solucioná-los, com o fim de criar uma administração mais e solidária, proporcionando uma Ladário melhor para se viver.

*Assessoria de Comunicação PML