Ladário

Prefeito de Ladário participa das comemorações do Poder Judiciário alusivas aos 150 anos da Comarca de Corumbá

 

O prefeito de Ladário, Iranil Soares, participou das comemorações do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul – TJMS – alusivas aos 150 anos da Comarca de Corumbá, a mais antiga do Estado. O evento aconteceu no fórum de Corumbá, e contou com a presença do presidente do TJMS, desembargador Sérgio Fernandes Martins, e demais desembargadores do Poder Judiciário.

Na ocasião, foi realizada uma reunião intimista com os prefeitos de Ladário e Corumbá, e suas equipes de apoio, sobre o programa Lar Legal, de iniciativa do Judiciário. O desembargador, Luiz Tadeu Barbosa Silva, e o juiz auxiliar da presidência do TJMS, Renato Antonio de Liberali, esclareceram pontos práticos programa, visando a adesão dos municípios ao procedimento.

“O programa já existe no Estado desde 2022, e visa promover a regularização fundiária, valorização das moradias e, sobretudo, garantia da dignidade e segurança jurídica da população, bem como reduzir as ações judiciais. O Lar Legal é gratuito, descomplicado, e possui maior rapidez na tramitação da ação, em alguns casos há ações que, do protocolo de registro até a sentença, possuem duração de 90 dias”, explicou o desembargador Luiz Tadeu.

Já na reunião ocorrida no plenário do Tribunal do Júri, o presidente do TJMS, desembargador Sérgio Fernandes e o prefeito de Ladário, Iranil Soares, assinaram um termo de cooperação para a instalação do Ponto de Inclusão Digital no município. “O objetivo é facilitar o acesso da população aos serviços oferecidos pela Justiça”, esclareceu o Des. Sérgio Fernandes.

A programação das comemorações alusivas aos 150 anos de instalação da Comarca de Corumbá seguem nessa quarta-feira com a previsão de vários eventos.

*Assessoria de Comunicação PML