Presidida pelo contra-almirante, Petrônio Siqueira de Aguiar, Comandante do 6° Distrito Naval, uma cerimônia militar na manhã desta quinta-feira, 14 de janeiro, marcou a transmissão de comando da Flotilha de Mato Grosso.
O prefeito José Antonio Assad e Faria participou da solenidade que deu posse ao Capitão- de- Mar e Guerra, Cláudio Da Silva Tavares como novo comandante da Flotilha. O posto era anteriormente ocupado pelo também Capitão- de- Mar e Guerra, Luiz Claudio de Almeida Baracho.
Em seu discurso de despedida, Luiz Cláudio de Almeida Baracho, agradeceu ao prefeito José Antonio em nome de todos os ladarenses, “agradeço por toda consideração que tive durante a minha estada aqui e quero reafirmar que a flotilha estará sempre à disposição para o atendimento à população ribeirinha”.
Na sua primeira fala como comandante da Flotilha de Mato Grosso, Cláudio da Silva Tavares enfatizou, “com um sentimento de extrema satisfação e com muito orgulho que hoje assumo o comando tendo a plena consciência da responsabilidade inerente ao cargo e os desafios naturais para manter os meios prontos para operar nas águas que banham a faixa de fronteira oeste do Brasil”.
Já o contra-almirante do 6° Distrito enfatizou todos os feitos realizados sob o comando do Capitão- de- mar e guerra, Baracho, ao longo de um pouco mais de dois anos, “possuidor de reconhecidos atributos morais e profissionais, soube conduzir com eficiência e eficácia os assuntos sob sua responsabilidade. Muitas foram às realizações sob seu comando dentre as quais destaco: incremento nas ações de inspeções navais e de patrulha naval; processo de aquisição e incorporação a armada no navio Almirante Leverger; e a luta incessante e resignada na busca do aprimoramento das operações ribeirinhas; ademais a participação nas operações Cáceres; Platina 25; Ágata 8 e 9; Amazônia Azul; entre outras que permitiram alcançar a marca de 185 dias de mar no comando”. (Assessoria PML)
Por: Da Redação