Os moradores da região da Codrasa, Zona Rural de Ladário, receberam na manhã desta sexta-feira, 31 de janeiro, a primeira edição do Prefeito Cidadão de 2014. O evento, que é coordenado pela prefeitura, através da Secretaria Especial de Políticas Sociais e Cidadania – SEMIPS tem o propósito de aproximar a administração da população.
E não fugindo da proposta, os moradores levaram até o prefeito José Antonio Assad e Faria, que esteve acompanhado de toda a sua equipe de governo, as principais reivindicações vivenciadas por eles, na região que abriga aproximadamente 50 famílias, em uma área de 5 mil hectares, pertencente a União.
Alguns pais que levaram seus filhos puderam participar da ação sem nenhuma preocupação, já que os pequenos foram colocados na responsabilidade dos funcionários da Secretaria de Educação, que forneceram trabalhos como brincadeiras, pinturas e desenhos.
“Esse é o momento o qual devemos colocar o que deve ser feito para melhorar ainda mais a permanência dessas famílias na região. Cobrar é necessário, porém, saber reconhecer o que já foi feito, também é preciso. Na região as coisas melhoraram e estão encaminhando para que haja mais qualidade de vida aqui. Um exemplo é o fornecimento de água potável que atende as famílias do local, garantindo um grande avanço para todos”, falou a presidenta da Associação dos Moradores da Codrasa Júlia Gonzales.
Os serviços oferecidos pela prefeitura através das secretarias, já somam resultados dentro da região, entre elas, na área da educação, onde a tendência é reduzir a taxa de analfabetismo, juntamente com o acompanhamento escolar de crianças e adolescentes, na saúde, sendo médicos direcionados para atendimentos aos moradores duas vezes na semana e a coleta de lixo que atende a região semanalmente, assim como o fornecimento de água potável.
Além disso, outra questão levantada foi a infraestrutura do local. Os moradores salientaram a facilidade do acesso da estrada que liga a Codrasa até o centro de Ladário. “Antes, a estrada era ruim e esburacada, sem lembrar dos acidentes eram constantes, principalmente aos finais de semana, o que nos amedrontava. Com a estrada adequada e limpa, a população já tem a consciência de um transito seguro”, informou Galdino Rodrigues da Silva, morador há 18 anos na Codrasa.
“Tenho problemas de bronquite, e com a estrada boa, dificilmente a doença volta, antes tinha que fazer todo esse trajeto para ser atendida na Unidade de Saúde mais próxima, agora com a visita dos médicos, o atendimento é feito aqui mesmo, economizo tempo e dinheiro”, completou a moradora Silveria Souza de Arruda, que vive há cinco anos em seu Sitio.
Já para o prefeito José Antonio Assad e Faria, o Prefeito Cidadão é um verdadeiro diagnostico do que está, e o que ainda será feito para os moradores da Codrasa. “É dessa maneira que temos que trabalhar, reforçando cada vez mais a nossa política de integração. Observamos as ações já realizadas pela nossa equipe de governo, e através delas, os moradores passaram a ter um olhar mais amplo da administração. Na próxima semana, os 13 gestores apresentarão um plano de ação em cima do que os moradores estão reivindicados, para que haja as soluções relacionadas durante esse encontro”, informou.
Plano de Manejo
Outro ponto lembrado foi o Plano de Manejo, que consiste no uso adequado dos recursos, a recuperação de áreas degradadas, programa de Educação Ambiental que contemple a conscientização e a sensibilização quanto aos temas ambientais, garantindo a qualidade ambiental do local, conservando as riquezas do bioma pantaneiro e garantindo meios sustentáveis de uso dos recursos pela população.
Por todas as medidas, em Ladário, foi criada a Área de Proteção Ambiental (APA) da Baía Negra, com o objetivo da ocupação sustentável da região, que possui um valor inesgotável de riquezas históricas, turísticas e arqueológicas.
“O Plano de Manejo já está em discussão e deverá ser implementado na a Área de Proteção Ambiental (APA) da Baía Negra, instituída na região da Codrasa, no mês de março. Através disso, os moradores poderão garantir o sustento de sua família, através da renda própria, além de tratar da habitação local. O tanque-rede também está incluído na proposta e deverá ser concretizado ainda este ano”, falou o Secretario de Infraestrutura e Serviços Públicos, Jorge de Castro.
2° Edição
Outra região a receber o Prefeito Cidadão, que acontece no município desde a primeira gestão de José Antonio Assad e Faria, será a região do Assentamento 72, no dia 07 de fevereiro. Todos devem participar.
Galeria de Fotos
Clique AQUI e confira a galeria de fotos da 1ª edição do Prefeito Cidadão de 2014.
Por: Da Redação