Ladário

Pré-conferência de Cultura: Classe artística de Ladário discute políticas públicas

Além da participação de representantes da classe artística de Ladário e Corumbá, o evento contou com a presença de várias autoridades

 

Além da participação de representantes da classe artística de Ladário e Corumbá, o evento contou com a presença de várias autoridades

Com o tema “Uma Política de Estado para a Cultura: desafios do Sistema Nacional de Cultura”, o município de Ladário realizou na manhã deste sábado (25), no Lions Clube, a Pré-conferência de Cultura, promovida pela Prefeitura Municipal de Ladário, por meio da Fundação Municipal de Cultura.

Além da participação de representantes da classe artística de Ladário e Corumbá, o evento contou com a presença da diretora-presidente da Fundação de Cultura de Ladário, Wanessa Pereira Rodrigues, do secretário de Finanças e Administração de Ladário, Roberto Guimarães – representando o prefeito do município, José Antonio – da secretária de Educação de Ladário, Maria Eulina, do secretário de Assistência Social e Cidadania de Ladário, Alexandre Ohara e da presidente da Fundação de Cultura e vice-prefeita de Corumbá, Márcia Rollon.

“O objetivo da Pré-conferência é promover o debate entre a classe artística e cultural, produtores, gestores e agentes culturais, com intuito de criar propostas visando à valorização das expressões e o pluralismo das opiniões”, disse a presidente Wanessa.

A vice-prefeita de Corumbá, Márcia Rollon, proferiu uma palestra com o tema “Ecossistema Cultural” pautada no “Sistema Nacional de Cultura”. Na oportunidade, Márcia ressaltou a importância da pré-conferência, “a classe artística deve aproveitar este momento para debater os avanços e as barreiras, sempre pensando em alavancar a cultura local”.

A diretrora diretora-presidente Wanessa Pereira Rodrigues explicou o objetivo da pré-conferência

Eixos temáticos

Os eixos temáticos discutidos foram à implementação do Sistema Nacional de Cultura; a produção simbólica e diversidade cultural; a cidadania e direitos culturais; e cultura e desenvolvimento. A sistematização das propostas entre a classe artística durou aproximadamente 30 minutos, com discussões dos aspectos culturais de Ladário nos seus vários âmbitos, tais como: o da identidade, da memória, da produção simbólica, da gestão, da proteção e salvaguarda dos patrimônios culturais de natureza material e imaterial, da participação social e plena cidadania.

Ao final, ficou definido que todos os participantes poderão se inscrever como delegados, visando representar o município de Ladário na Conferência Intermunicipal que será realizada em Corumbá, nos dias 21 e 23 de junho.

Galeria de Fotos

Clique AQUI e confira a galeria de fotos do evento.

 

Por: Douglas Assad Arruda