Ícone do site Pérola News

Polícia Civil revela queda de números de furtos em Ladário

Delegado de Polícia Civil, Enilton Zala

Números fornecidos pelo delegado de Polícia Civil Enilton Zala revelam que o registro de furtos caiu de 147 para 117 em um ano, de junho de 2011 a junho deste ano em Ladário. Uma investigação recente da Polícia Civil conseguiu prender um adulto e localizar um menor, encaminhado à Unei (Unidade Educacional de Internação) que haviam furtado nove notebooks na Escola Estadual 2 de Setembro (oito foram recuperados) e uma filmadora e uma câmera fotográfica (ambas recuperadas) na Escola Estadual Leme do Prado. “Estamos realizando um trabalho técnico e científico, com uma equipe de oito policiais investigadores, em conjunto com a Polícia Militar, o que vem fazendo a diferença na repressão à criminalidade”, ressaltou o delegado. “O cruzamento de dados tem sido essencial nas investigações”.

Segundo Zala, em todo o Estado o número de furtos só tem aumentado. Em Ladário houve queda de 20%, de acordo com os dados apresentados pela Polícia Civil, que passou a focar as investigações para desarticular bandos de receptadores de materiais furtados. O número de receptadores autuados cresceu de 1 registro para 8 em um ano. “Chegando ao receptador, chega-se ao autor do furto e recupera-se o material furtado”, enfatizou Zala.

Casos de violência doméstica também reduziram, conforme balanço fornecido pela Polícia Civil, de 97 para 88 se comparados com o ano passado. A Polícia Civil contratou duas funcionárias para cuidar exclusivamente de casos de violência doméstica, ouvindo os envolvidos em uma sala reservada na Polícia Civil.

De uma forma geral, houve queda de 923 para 866 nos registros de ocorrências criminais em Ladário de junho de 2011 a junho de 2012, informou o delegado. Roubos a mão armada ainda são o maior desafio para a Polícia Civil, reconhece Zala. “Os registros de roubos tiveram aumento de 52 para 59, mas temos estratégia montada para reduzir esses casos no segundo semestre, da mesma forma que estamos tratando a questão de desarticulação das bocas de fumo”, ressaltou.

O Forum de Segurança, promovido no começo do ano pela Prefeitura de Ladário e parceiros, discutiu propostas e estabeleceu medidas concretas para o combate à criminalidade. Os registros de flagrantes passaram a ser efetuados pela Delegacia de Polícia Civil de Ladário durante as 24 horas. “Quando os flagrantes eram levados para Corumbá após às 19h, perdíamos o acesso aos dados, mas agora temos todos os registros e podemos cruzar as informações, ligando um crime a outro; foi assim que chegamos aos autores dos furtos de notebooks nas escolas”, acentuou Zala. “Hoje temos plantão permanente, estávamos trabalhando sem cessar, com apoio do major Marcelo Lacerda, comandante da Polícia Militar, e os resultados estão aparecendo”, concluiu.

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile