Polícia Civil de Ladário prende em flagrante indivíduo por comercializar e pescar em período proibido
Na manhã desta sexta-feira (26), o Setor de Investigação Geral (S.I.G.) da Delegacia de Polícia de Ladário, após receber denúncia anônima sobre a realização de pesca e comercialização de pescado em período de defeso, época conhecida como PIRACEMA, a equipe empreendeu diligências e foi até a residência localizada no Bairro Ceac, em Ladário, onde logrou êxito em prender em flagrante D. de M. S. (33), que na entrada de sua casa tinha uma placa de “VENDE-SE PEIXE” e guardava no interior de um freezer na sala da residência, 11 (onze) espécimes de pescados já beneficiados, os quais pesaram 5,225kg.
O indivíduo foi autuado e preso em flagrante pela prática, em tese, do crime ambiental do art. 34 da Lei de Crimes Ambientais, que tem pena de 1 a 3 anos de detenção. Por estar evadido do sistema prisional, ainda foi capturado e encaminhado ao presídio de Corumbá.
É importante esclarecer que o art. 1º da Resolução SEMAC n. 24, de 06/10/2011, estabelece de 05 de novembro a 28 de fevereiro, anualmente, o período de defeso em que a pesca é proibida com vistas a permitir a reprodução natural dos peixes nos rios compreendidos no território do Estado de Mato Grosso do Sul.
A Polícia Civil ressalta que “o combate ao crime continuará ocorrendo de maneira firme e constante e a Polícia Civil está à disposição da sociedade para servir e proteger. Além disso, já está implementado o sistema de disque-denúncia da Delegacia de Ladário. A população poderá denunciar via aplicativo Whatsapp qualquer prática delituosa pelo número 67 -9-9668-1679. O sigilo da identidade e número telefônico serão mantidos. É uma forma de aproximar ainda mais a população da Polícia Civil de Ladário/MS”.