Quem precisar podar ou cortar árvores, mesmo dentro de casa, precisa procurar a Fundação do Meio Ambiente e solicitar uma vistoria técnica ambiental que será feita por profissionais da área, sempre coordenados por um biólogo ou um técnico ambiental. Cortar ou podar qualquer tipo de árvore pode acarretar em autuação, multa e processo na justiça que pode ser revertido em sentença contra a pessoa que pode ser enquadrada em crime ambiental.
A solicitação tem que ser feita formalmente na Fundação do Meio Ambiente que já tem um formulário pronto para ser assinado pelo morador. “Feita a solicitação a equipe técnica vai até o local para verificar se realmente há necessidade dessa árvore ser podada ou cortada, e se está justificado o pedido e, conforme a avaliação técnica vamos fazer um parecer dando deferimento ou não”, disse a presidente da fundação, Andréia Victório.
Ainda segundo Andréia, a responsabilidade pela intervenção dentro dos terrenos, é do morador que, autorizado, deve realizar o procedimento. Já as árvores que estão do lado de fora, ou seja, na calçada, são de responsabilidade da prefeitura, que fará as intervenções necessárias, desde que seja provocada pelo morador que estiver se sentindo incomodado.
É importante frisar que, apesar de a fundação emitir autorização para a retirada de árvores que estejam atrapalhando uma construção, por exemplo, e não somente àquelas que estão doentes ou oferecendo riscos, a arborização da cidade é importante como forma de melhorar a qualidade de vida do cidadão. “Por isso, a cada árvore retirada, o cidadão tem que plantar duas mudas”, disse Andréia, salientando que a própria fundação fornece as mudas, nesses casos.
De acordo com a Fundação do Meio Ambiente, equipes de fiscalização estão percorrendo a cidade e, se flagrarem qualquer atitude irregular, estão autorizadas pela legislação a autuar o cidadão pelas intervenções sem autorização. Esta semana os fiscais flagraram algumas irregularidades e receberam denúncias de moradores que se revoltaram com o corte indiscriminado de árvores. Alguns, até fotografaram e colocaram cartazes nas árvores cortadas.
O melhor a fazer é procurar a fundação para requerer a autorização de poda ou de corte. O procedimento tem o intuito de manter organizada a arborização da cidade e evitar ações desordenadas. A cidade arborizada pode diminuir em até 5°C a temperatura ambiente, e ainda mais em Ladário, onde os termômetros facilmente ultrapassam os 40°C, ter uma quantidade substancial de árvores é importante para a qualidade de vida da população. (Assessoria de Imprensa-PML)
Por: Da Redação