Ladário

PM Comunitária melhora segurança em Ladário

Os cabos, Gleice Kelly e Barcellos, percorrem os bairros da Pérola do Pantanal, visitando residências, conversando com a população

 

Os cabos, Gleice Kelly e Barcellos, percorrem os bairros da cidade, visitando residências, conversando com a população

A Polícia Militar, em Ladário, está intensificando o trabalho de Policiamento Comunitário na cidade, se aproximando cada vez mais dos cidadãos, na busca pela prevenção e solução de atos ilícitos.

Os cabos, Gleice Kelly e Barcellos, percorrem os bairros da Pérola do Pantanal, visitando residências, conversando com a população bem como atendendo aos chamados.

Segundo a policial, a ação da PM tem sido essencial para o combate ao crime, com apoio da população. “Durante muitos anos combatemos o crime fazendo as rotas ostensivas e preventivas, sem muito acesso a comunidade. Agora paramos para conversar com os moradores e sabemos quem é o vizinho da direita, a dona Mariquinha o seu Joãozinho, e eles tem também um acesso total a PM. Deixamos o número de telefone, do wattszap e qualquer incomodo eles ligam para gente. A população são os nossos olhos”, destacou.

Conforme os cabos, Gleice Kelly e Barcellos, o policiamento comunitário tem apoio incondicional do tenente-coronel Cesar Freitas Duarte, comandante do 6º BPM de Corumbá. “As ações de policiamento comunitário são incentivadas pelo nosso comando, como também os projetos sociais, como o PROERD, que ajudam na formação de cidadãos de bem”, ressaltou a cabo Gleice.

"A população são os nossos olhos”, destacou a cabo Gleice Kelly

Sistema de Trabalho

Quando em agosto de 2015 o tenente Araujo assumiu o comando do Batalhão de Ladário, o conceito de Policiamento Comunitário foi intensificado. O comandante determinou que os 15 profissionais da Unidade Militar passassem por um curso de capacitação. A diretriz deu resultados, e todos os policiais que atuam no município se aproximaram da comunidade prevenindo ocorrências

De acordo com a cabo Gleice, o sistema de visitas previne futuros problemas. “Nas visitas as conversas podem evitar atritos como quando um vizinho coloca um som muito alto e ali, de repente, outro vizinho fica irritado. Neste momento acabamos fazendo a conciliação das partes evitando o registro do problema. Fazemos BOs também, mas trabalhamos pela prevenção”, destacou.

Resultado Positivo

No final de semana passado o Policiamento Comunitário resolveu um caso de agressão, cometido contra figura tradicional de Ladário, o Sandália. “O caso ocorreu e a população, por meio do telefone e wattszapp nos ajudou a deter rapidamente o autor da agressão, que foi preso”, ressaltou a policial.

Para o cabo Barcellos, que realiza ações junto a emissoras de rádio, dando dicas de segurança, bem como divulgando os resultados obtidos com o sistema de trabalho, manter contato com os moradores nos bairros é essencial. “É de suma importância a participação do cidadão na segurança pública da cidade”.

O número, do wattszapp, pelo qual a população pode acessar o Policiamento Comunitário da PM em Ladário é 9695-6140.

 

Por: Monteiro Netto