Plano de Ação para período de enfrentamento à Covid-19 é estabelecido pela Secretaria de Educação de Ladário
Considerando a necessidade de orientar as escolas e Centros de Educação Infantil da REME de Ladário, a Secretaria Municipal de Educação elaborou um plano de ação com diretrizes, metas e práticas a serem adotadas no período de aulas suspensas devido a epidemia do novo Coronavírus. Bem como, o documento apresenta ações a serem desenvolvidas quando houver o retorno às aulas presenciais.
As ações previstas neste plano, norteiam-se pelo parecer nº 05/2020 do Conselho Nacional de Educação (documento aprovado no dia 28 de abril).
Para construção do Plano de Ação, a Secretaria de Educação convidou o presidente do Conselho Municipal de Educação, Robson Correa, para integrar a comissão responsável por elaborar o referido plano.
O plano de ação abrange quatro dimensões definidas a seguir:
- 01- reorganização do calendário escolar;
- 02- avaliação da aprendizagem;
- 03-recuperação da aprendizagem;
- 04 formação continuada.
A reorganização do calendário faz-se necessária para que os docentes e discentes tenham um norte a seguir, a partir da previsão de dias letivos, consequentemente, cumprimento da carga horária do aluno.
Além disso, é fundamental a elaboração de instrumentos avaliativos que possam subsidiar o trabalho das escolas e dos professores, tanto no período de realização de atividades pedagógicas não presenciais como no retorno às aulas presenciais, a saber afirma o orienta o Conselho Nacional de Educação.
Em referência a recuperação da aprendizagem, a SMEL realizará uma avaliação diagnóstica em relação às habilidades a serem desenvolvidas pelos estudantes, e posteriormente, construirá um programa de recuperação da aprendizagem a fim de evitar evasão escolar e repetência.
Na dimensão formação continuada, a SMEL ofertará oficinas de elaboração de videoaulas, ministração de aulas remotas, e continuará desenvolvendo formações em parceria com o Instituto Votorantim, Instituto Tear entre outras formações.
A secretária Municipal de Educação, Elizama Medina, lembra que o plano foi construído com base em ações que a SMEL já vinha desenvolvendo. “O plano de ação é importante, porque aponta ações frente à pandemia do novo coronavírus e reafirma o direito a aprendizagem com qualidade”.
O plano de ação será apreciado por todos os membros do conselho municipal de educação, técnicos da SMEL, gestores escolares e coordenadores pedagógicos a fim de possibilitar novas contribuições.
*Texto: REPRODUÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – PML / Fotos: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E IMPRENSA – PML