Ladário

Ladário: Pesquisa aponta segurança como melhor aspecto da Folia de Momo

Segurança e renda de comerciantes durante o evento foram apontados como pontos positivos

 

Segurança e renda de comerciantes durante o evento foram apontados como pontos positivos
Pesquisa durante o Carnaval

O município de Ladário por meio da Secretaria de Fomento ao Desenvolvimento Econômico, realizou durante os cinco dias de Carnaval, a segunda Pesquisa de Impacto Econômico e Social. O intuito da pesquisa foi revelar as potencialidades turísticas e também econômicas da cidade, que sempre atrai centenas de turistas de outras regiões, apreciadores da Folia de Momo da Pérola do Pantanal conhecida como uma das mais seguras do Mato Grosso do Sul.

Seguindo a pesquisa, os foliões, mais uma vez, avaliaram a Segurança como melhor item, sendo que 70% das pessoas que passaram pelo Espaço Folia, apontaram como bom e muito bom, a segurança do evento, que contou com o policiamento de aproximadamente 20 policiais Militares; 30 seguranças privados; guarda Municipal, AGEMTRAT; Corpo de Bombeiros e equipe da Secretaria de Saúde, que disponibilizou uma ambulância para atendimentos médicos nas noites de folia.

Além disso, a pesquisa apontou que apesar do município receber centenas de turistas, vindos de Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e até mesmo de cidades do Estado, a maioria não se hospedaram em hotéis, já que alguns têm parentes na cidade ou até mesmo amigos que ofereceram suas casas.

Foram injetados 30% a mais dentro do comércio de Ladário, o que representa R$ 480,00 por dia, que foram gastos por cada turista nas cinco noites de festa. Já em relação as pessoas credenciadas pela Prefeitura, os 30 comerciantes, conseguiram lucro de 100% em cima da renda mensal.

“Estamos trabalhando em algo novo no município, trazendo o desenvolvimento econômico, avaliando os eventos, fazendo o melhor para Ladário. Os resultados são semelhantes à pesquisa anterior, confirmando as características de turistas que são basicamente pessoas que já moraram na cidade ou quem tem parentes em Ladário. Isso reflete em uma visita em massa de turistas aos seus familiares, ajudando assim, no desenvolvimento da região”, disse o gerente de Industria e Comércio Diego Cáceres.

Já para o Secretário de Fomento, Jorge de Castro, essas atuações são muito importantes para realização de eventos futuros com melhor qualidade, que serão realizadas ao longo do ano.

“Com a pesquisa fica evidente que nosso trabalho está dando resultado, agora vamos corrigir os erros e melhorar os acertos para tornar Ladário mais visível no estado e no país. É um trabalho a longo prazo, visando no desenvolvimento do povo ladarense e turistas, bem como a preocupação da administração em valorizar artistas da Terra, que se apresentaram no palco principal, animando o Carnaval da nossa cidade”, explicou De Castro.

 

Por: Da Redação