Ladário

Pescadores de Ladário preparam criação da Colônia Z-14 Érico Valle Loaiza

Pescadores aprovaram a criação da Junta Governativa para criação da Colônia de Pescadores de Ladário

 

Pescadores aprovaram a criação da Junta Governativa para criação da Colônia de Pescadores de Ladário

Na noite desta quarta-feira, 14 de março, no Salão Internacional do Érico, em Ladário, vários pescadores aprovaram a criação da Junta Governativa para criação da Colônia de Pescadores. A eleição da Junta contou com a presença de José Joaquim Trindade, tesoureiro da Federação dos Pescadores de MS.

A Junta Governativa eleita é formada pelos seguintes membros: Elis Regina Severino (presidente), Romildo da Silva (1º secretário) e Catarino Carvalho de Souza (2º secretário).

A finalidade da Junta é constituir legalmente a Colônia de Pescadores, que será denominada de Z-14 Érico Valle Loaiza, e em seguida realizar a eleição da diretoria que regerá os destinos da entidade pelo tempo que o estatuto determinar.

Participou da cerimônia de criação da Junta o vereador Neninho (PMDB), filho do homenageado.

A criação da Colônia de Pescadores Z-14 Érico Valle Loaiza, conta com apoio e empenho do prefeito José Antonio Assad e Faria (PT) e do senhor Armindo Batista, presidente da Federação dos Pescadores Profissionais e Artesanais de MS.

A escolha do nome da Colônia de Pescadores de Ladário teve aprovação unânime. Érico Valle Loaiza (em memória) foi comerciante e vereador por dois mandatos no município de Ladário. Na vida pública sempre buscou o interesse da coletividade e lutou incansavelmente pelo bem estar da comunidade ladarense.

O vereador Neninho agradeceu o apoio da Federação e a todos os pescadores ladarenses que se encontrava na reunião, “essa homenagem ao meu pai me deixa ainda mais comprometido com essa entidade”.

Ao final, o tesoureiro da Federação falou das vantagens que a implantação Colônia no município traz para a classe de pescadores, “em primeiro barateia o produto que elimina os atravessadores, além de proporcionar vantagens junto à instutuições financeiras, entre elas o financiamento do PRONAF – Pesca, junto ao Banco do Brasil, com juros baixos, onde dão condições do pescador poder financiar os apetrechos de pescas, isto é, a ferramenta de trabalho, digno de um pescador”, explicou Joaquim.

A Junta Governativa tem prazo de 30 dias para documentar a Colônia de Pescadores de Ladário.

 

Por: Domingos S. de Arruda