O município de Ladário recebeu na última sexta-feira (23) o 9°encontro do projeto Pensando Mato Grosso do Sul, coordenado pelo deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB). O evento aconteceu na SSCH de Ladário e contou com várias lideranças, entre elas o presidente estadual do PSDB, deputado estadual Marcio Monteiro, os presidentes dos diretórios municipais do PSDB de Ladário e Corumbá, Helder Assad e Bira de Campos Filho, o deputado estadual Professor Rinaldo Modesto (PSDB) e o presidente da Câmara Municipal de Ladário, vereador Pastor Iranil (PSDB).
No início deste ano, a equipe do projeto esteve em Ladário e Corumbá entrevistando moradores, representantes da sociedade civil organizada, empresários, professores, estudantes e sindicalistas sobre os problemas e prioridades das duas cidades.
O deputado Reinando Azambuja explicou os objetivos a serem alcançados pelo Pensando MS, “a ideia do projeto é dar oportunidade para as pessoas se manifestarem, contar o que mais elas têm como prioridade em sua cidade, para que possamos criar propostas para equacionar esses problemas”, explicou.
Para o vereador Pastor Iranil o projeto é de suma importância para os municípios de Ladário e Corumbá, “este é o momento dos cidadãos ladarenses e corumbaenses refletirem sobre o futuro dos seus municípios e também do nosso estado”, ressaltou.
Prioridades e desafios
Conforme levantamento da equipe do projeto, os desafios do próximo Governo Estadual incluem a ausência de hospital em Ladário, estrutura física precária no hospital de Corumbá, além da falta de médicos, especialistas, materiais de trabalho e medicamentos, dentre outros.
“Sozinhos os prefeitos não vão dar conta de resolver o financiamento da saúde, o Estado tem que aportar recurso, tem que ajudar na regionalização”, afirmou o coordenador do Pensando MS, que frisou ainda que quando o Estado não aplica os devidos recursos é o cidadão que vai sofrer.
Os dois municípios têm menos de 20% de esgoto sanitário adequado, o que também repercute e agrava ainda mais o quadro quanto à saúde. “Saneamento básico é fundamental para uma saúde pública de qualidade”, destacou.
Já referente à segurança pública, prioritária para os ladarenses, o Pensando MS diagnosticou um quadro de ausência de qualificação profissional e de equipamentos, de viaturas, falta de efetivo, além de a região ser considerada um corredor do tráfico. Os índices de roubos de veículos e motocicletas bateram recordes em 2013, constatou o levantamento.
“E quais as soluções?”, questionou Reinaldo. Segundo ele, é preciso mudar a visão de segurança pública. “Nós temos que ter uma polícia do Estado, que cuide do cidadão, que olhe para as pessoas, que tenha eficiência”, disse. “Precisamos equipar a polícia, qualificar, mas também investir mais na educação, emprego e infraestrutura como forma de reduzir a criminalidade”, acrescentou o deputado. O parlamentar lembrou ainda que por ser uma região de fronteira, os investimentos do governo federal também estão aquém do adequado.
Azambuja ainda enfatizou a implantação de projetos que atendam o pequeno produtor rural de Ladário. O deputado também falou sobre o potencial econômico do município, no turismo e no transporte fluvial, “Ladário tem grande potencial econômico, mais é necessário políticas públicas eficientes para fomentar e alavancar sua economia”.
As informações coletadas no 9º encontro serão levadas para a última edição do Pensando Mato Grosso do Sul, que acontecerá no dia 06 de junho em Campo Grande, para o encerramento e balanço geral dos dados qualificativos e quantitativos. (Com informações da assessoria de imprensa)
Por: Aglaisse Ramona