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Páscoa deve movimentar mais de R$ 2,6 mi nos municípios de Corumbá e Ladário

 

A economia das cidades de Corumbá e Ladário irá receber um aporte de R$ 2,6 mi em compras de ovos e outros derivados de chocolate, por ocasião das homenagens pela Páscoa. Os dados são da pesquisa realizada pela Fecomércio MS em parceria com a Universidade Anhanguera-Uniderp e Fundação Manoel de Barros que realizou pesquisa entre os dias 10 e 15 de março nos pontos de maior circulação do município.

91% da população economicamente ativa afirmam que vão comprar ovos de Páscoa (44%), caixa de bombons (24%), chocolates caseiros (14%) e barra de chocolate (10%) ou Segundo o levantamento, os consumidores pretendem gastar até R$ 69,00 em cada presente, sendo que a maioria vai comprar duas unidades.

Local de compra e forma de pagamento – A pesquisa revela ainda que a maioria dos entrevistados farão suas compras nos supermercados. Esse segmento do comércio foi escolhido por 45% dos consumidores. 34% irão em lojas do centro e 16% nas do bairro.

Para fazer essas compras, o pagamento a vista é a escolha da maioria dos entrevistados, sendo que 53% optarão por pagar em dinheiro. Seguem as compras com cartão de crédito (24%) e do cartão de débito (13%). Os principais fatores de decisão de compra nesta Páscoa serão a marcas dos produtos (22%) e a promoção de venda e brindes (16%).

Percepções do consumidor

O levantamento mostra ainda algumas considerações do consumidor. Quase 35% relatam que, em sua opinião, os ovos de páscoa estão mais caros. No entanto, outros 29% não se recordam do valor praticado no ano passado. Este fato é relevante, pois mostra que os consumidores estão atentos às variações de preços do comércio, ocasionando uma estabilização nas suas compras.

Pescado

O período de Páscoa ainda mantém a preservação de algumas tradições como a do consumo de pescado. A pesquisa também quis saber o que os entrevistados irão fazer para comemorar esse período. Segundo o levantamento, o peixe estará presente na mesa de quase 59% dos entrevistados. Na escala de preferência, os regionais são os mais lembrados. O Pacu é a escolha de 37%, seguido Pintado (31%) e do Dourado (7%). O preferido dos peixes secos é o bacalhau para 9%. Isto deverá movimentar além dos supermercados, as lojas especializadas em peixe, aquecendo o mercado de cada cidade antes da sexta-feira Santa e do Domingo de Páscoa. O levantamento estima que o hábito de consumo irá representar um adicional de R$ 2,2 mi em pescados e derivados e aponta, ainda, que o gasto médio por pessoa será de R$ 98,00.

Viagens e Lazer

O setor de turismo deverá receber o aporte de R$ 1,3 mi somente com gastos em viagens, segundo a pesquisa. Valor significativo que, segundo os pesquisadores, irá ativar os setores de transporte, hospedagem, alimentação e de diversão. Quase 60% dos entrevistados disseram não vão viajar. Os que viajam afirmam gastar, em média, R$ 290,00.

Serviço

A pesquisa completa está no site da Fecomércio MS: www.fecomercio-ms.com.br.

 

Por: Da Redação