Ladário

Panfletagem na feira livre alerta para exploração de crianças e adolescentes

 

Como parte da campanha contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, agentes da Saúde fizeram panfletagem na manhã desta quarta feira, 17 de maio, na feira livre da Rua Conde de Azambuja. A intenção é conscientizar as pessoas para que denunciem o abuso utilizando o Disque 100, o 190 da PM, ou ainda os números do Conselho Tutelar, 3226-1445 e 98425-7579.

“A proposta é alertar a população para denunciar os casos de suspeita ou de situações que estejam ocorrendo de violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes”, explicou Henrique Vieira, coordenador do Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Segundo ele, apesar das campanhas consecutivas, ainda é necessário desenvolver as ações de conscientização.

“Ainda existe um medo em relação a denunciar ou se envolver nessas situações de violência”, afirmou, complementando que, em Ladário, existem muitos casos, mas as pessoas têm medo de denunciar. Henrique alertou para o fato de que, “a violência causa tanto danos físicos como psicológicos para o desenvolvimento da criança. Ela não tem preparação psicológica para compreender esse tipo de violência e isso vai afetar todo o seu desenvolvimento psicológico e social.

Durante a panfletagem, as pessoas que estavam na feira aceitaram bem a campanha que vai ter sua culminância amanhã, 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O Brasil inteiro estará unido em torno da proposta de conscientizar a população sobre a necessidade de denunciar, por isso o slogan da campanha é: “FAÇA BONINTO – PROTEJA NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES”.

Em Ladário as Unidades Básicas de Saúde estão prontas e com pessoal capacitado para atender as vítimas de violência de segunda a sexta feira, nos horários de 7 às 11 e 13 às 17 h. O pronto atendimento é feito de segunda a sexta feira, de 18 h a 00 h na UBS Joaquim da Costa e Faria, no Tamandaré (Cohab), que também funciona aos sábados, domingos e feriados de 07 a 00 h. (Assessoria de Imprensa-PML)