Ícone do site Pérola News

Outono inicia com sol forte pela manhã e pancadas de chuva à tarde no Estado

Segundo informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec), do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação, no norte de Mato Grosso do Sul, sol com variação de nuvens e pancadas de chuva à tarde.

No centro-nordeste do Estado, faz sol com variação de nuvens e há possibilidade de pancadas de chuva à tarde. No centro-sul de MS: sol e poucas nuvens. Nas demais áreas da região o tempo fica nublado com fortes pancadas de chuva a qualquer hora do dia.

Pantanal

Tempo parcialmente nublado em Corumbá e Ladário, com possibilidade de chuva à tarde, máxima de 36ºC. Em Aquidauana, o sol predominará na maior parte do período e a temperatura máxima também atingirá os 36ºC.

Sudoeste

Na região sudoeste, como em Dourados, sol forte com temperatura alta, máxima de 34ºC. Céu claro em Ponta Porã, a temperatura máxima chegará aos 33ºC no município. No município de Antônio João, o sol também predominará e a temperatura máxima atingirá os 33ºC.

Campo Grande

Na Capital sul-mato-grossense, o sol predominará na maior parte do período, nesta terça-feira (20), primeiro dia do Outono (a chegada da estação iniciou-se à 1 hora e 14 minutos da madrugada (horário de MS) e vai até o dia 20 de junho). Temperatura mínia de 25ºC e máxima de 31ºC. Umidade do ar de 73%, neste momento.

Outono

A meteorologista do Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (Cemtec/MS), Cátia Braga, informa que o outono é a estação de transição entre o verão e inverno, verificam-se características de ambas, ou seja, mudanças rápidas nas condições de tempo, maior frequência de nevoeiros e registros de geadas na região sul de MS. As temperaturas tornam-se mais amenas devido à entrada de massas de ar frio.

Dias e noites iguais

Cátia explica que Equinócio de Outono é o momento em que o sol vai iluminar de maneira igual nos dois hemisférios da terra, ou seja, passando pela linha imaginária do Equador. A palavra equinócio vem do Latim, aequus (igual) e nox (noite), ou seja, dias e noites são quase iguais em duração.

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile