CorumbáLadário

Osmar da Gaita faz um mix das músicas sul-mato-grossense e gaúcha no FAS 2012

 

No 1º dia do Festival América do Sul (26 de abril), em Corumbá, Osmar da Gaita apresenta seu show às 21 horas, no Palco das Américas, localizado na Praça Generoso Ponce. O músico sempre fez questão de afirmar por onde passa que a verdadeira mistura do Chimarrão com o Tereré influencia seu repertório, com músicas regionais sul-mato-grossenses e gaúchas, sem deixar de lado as músicas caipiras, o sertanejo raiz, o sertanejo universitário e até mesmo algumas que marcaram os anos de ouro da Música Popular Brasileira (MPB).

Falar de Osmar da Gaita remete à lembrança da história musical de Jardim. Nascido em Bela Vista (MS), é filho de pai gaúcho (São Borja/RS) e de mãe belavistense; ainda muito criança se mudou para Jardim (MS). Tomou gosto pela música e logo estava tocando para amigos em casamentos, aniversários e outras reuniões familiares.

Durante um Festival Estudantil da Canção ocorrido em Jardim em 1989, Osmar se apresentou representando a Escola Estadual Coronel Pedro José Rufino e faturou dois títulos como melhor intérprete e 2° melhor instrumentista. Em 1990, o artista leva para casa o troféu de melhor cantor na Noite dos Novos Valores, realizada na cidade de Guia Lopes da Laguna (MS).

Em 1998, Osmar começa a tocar gaita de boca e em 2001 participa da segunda edição do Festival da Viola, evento realizado até os dias atuais pela Prefeitura de Jardim. Ao tocar gaita e violão pela primeira vez em público neste evento, conquista o segundo lugar com a música “O menino da gaita”. Em 2005, durante o VI Festival da Viola, fazendo dupla com o cantor Aladim, vence em terceiro lugar com a música “Cuitelinho”. No ano seguinte (2006), apresenta a música “Céu, Sol, Sul, Terra e Cor” e conquista o primeiro lugar, tocando sua inseparável gaita e violão e passa a ser conhecido como “Osmar da Gaita”, nome artístico dado pelo amigo e radialista Chiquinho Soares.

Segundo Osmar da Gaita, o Festival Viva MS 2007, promovido pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, marca uma passagem importantíssima em sua carreira artística. O objetivo do evento era buscar novos talentos no Estado e reuni-los em Campo Grande (MS) para uma grande festa, celebrando assim os 30 anos de nascimento de Mato Grosso do Sul, oportunidade em que aconteceu a gravação de um DVD em que somente os melhores de cada região fizeram parte. Ele compõe então a música “Eu sou daqui” e conquista o direito de representar o sudoeste do Estado na Capital. Em companhia dos amigos Aladim, Galvarro, Andrey e Maickon, ele foi um dos artistas representantes desta região.

Em 2009, o cantor lança seu primeiro CD, cujo carro chefe foi a música “Eu sou daqui” e também “Cuiúdo.com”, que foi a mais tocada nas rádios de Jardim e Guia Lopes da Laguna. “Deus me deu o dom de cantar e tocar gaita e violão. Canto por amor e fico feliz quando as pessoas gostam desse trabalho que realizo com carinho e dedicação. Se hoje sou Osmar da Gaita, devo tudo isso primeiramente a Deus que tem me capacitado para isso, à minha família que tanto amo, meus amigos que sempre acreditaram nesse lado de ‘artista’ (risos) e aos parceiros em Jardim, Guia Lopes da Laguna e região, que apostam em meu trabalho”, finaliza.

 

Por: Da Redação