Operação conjunta deflagrada pela 5ª Promotoria de Justiça de Corumbá de Defesa do Consumidor com a Vigilância Sanitária de Corumbá e de Ladário em parceria com a Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Secretaria de Estado de Fazenda e Iagro vistoriaram nesta quarta-feira (24), estabelecimentos que comercializam carne bovina na região do Pantanal. A operação tem como objetivo coibir a comercialização de carne sem procedência e impróprias ao consumo, seja por falha no armazenamento ou exposição à venda.
Foram vistoriados comércios de carne inclusive na feira livre municipal e foram apreendidas mais de meia tonelada de carne contaminada e até em estado de putrefação que estava armazenada irregularmente. A Secretaria de Estado de Fazenda através da fiscalização volante autuou estabelecimento que não possuía talonário de notas-fiscais para venda a consumidor final. Uma pessoa foi presa pelo crime contra as relações de consumo ante o armazenamento/comercialização de produtos impróprios ao consumo.
As fiscalizações continuarão em todos os estabelecimentos comerciais (açougues), bem como em todas as bancas das feiras livres das duas cidades, buscando inibir a receptação de carne produto de abigeato (furto de gado), carne de origem de abates clandestinos e carnes armazenadas irregularmente.
Estão programadas vistorias a estabelecimentos durante os próximos 30 dias. (MPE/MS)
Por: Da Redação