Além da Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP), que está atuando em sua área de jurisdição e na fronteira do Brasil com o Paraguai, a Delegacia Fluvial de Guaíra (DelGuaíra) também está intensificando as atividades de Inspeção Naval e Patrulhamento em seu raio de ação, na Operação Ágata 9. A Operação ostensiva visa coibir as práticas ilícitas nas fronteiras, especificamente no Estado do Paraná, em Foz do Iguaçu e Guaíra.
A DelGuaíra conta com um efetivo reforçado para a Operação totalizando 60 militares, entre marinheiros e fuzileiros navais. A Organização Militar emprega diariamente quatro embarcações e quatro viaturas operativas nesta Operação, que tem a coordenação do Ministério da Defesa e o apoio dos órgãos e agências de segurança pública e de fiscalização federais, estaduais e municipais.
Embarcações suspeitas podem ser interceptadas pela Marinha do Brasil. Se houver advertência pelas equipes de Inspeção Naval e os suspeitos não atenderem aos chamados da autoridade marítima, as embarcações da força contam com o emprego de armamento orgânico para tiros de advertência e defesa. Aumentar a presença do Estado na faixa de fronteira Oeste, reduzir os crimes transfronteiriços, inclusive ambientais, são alguns dos propósitos da Operação.
Por: Da Redação