Ladário

O SSN-6, subordinado ao 6ºDN, recebe sistema batimétrico multifeixe

 

No dia 30 de março, o Serviço de Sinalização Náutica do Oeste (SSN-6), subordinado ao Comando do 6° Distrito Naval recebeu sua nova lancha hidrográfica “INDIA”, construída na Base Naval de Val-de-Cães (BNVC), com recursos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Na lancha foi instalado um ecobatímetro multifeixe EM-2040C Dual, esse ecobatímetro se adequa perfeitamente à sondagem de águas interiores (rios e lagos), fornecendo uma visão tridimensional e bem precisa do leito do rio. Com isso, os pontos críticos à navegação poderão ser conhecidos com mais exatidão, possibilitando uma representação cartográfica mais fidedigna e a instalação de um balizamento mais eficaz. Com a “ÍNDIA”, busca-se um importante avanço nos levantamentos hidrográficos em rios da região, caracterizados por sua grande sinuosidade e profundidade média de 5 a 6m.

O processo de instalação e configuração do ecobatímetro foi acompanhado por dois Oficiais Engenheiros Cartógrafos do SSN-6, que estiveram na BNVC. A Kongsberg alocou dois Engenheiros para esse trabalho, que incluiu o alinhamento geométrico de todos os componentes do sistema, em um processo denominado “definição de offsets”.

Após o treinamento, o SSN-6 estará apto para a operar com o equipamento, sem restrições. A primeira aplicação da lancha “ÍNDIA” será na comissão de Levantamento Hidrográfico realizada anualmente pelo SSN-6 no trecho do Rio Paraguai situado entre a Foz do Rio Apa e a Cidade de Assunção, em uma comissão denominada SONDOPE, que ocorrerá entre os dias 22 de abril a 09 de junho de 2015.

 

Por: Da Redação