Ladário

No dia mundial do autismo, Ladário reforça educação como prioridade

 

O Autismo é um transtorno de desenvolvimento que aparece nos três primeiros anos de idade. Caracteriza-se afetar o desenvolvimento normal do cérebro, danificando habilidades sociais, como a comunicação, a interação social e o comportamento. Crianças autistas são identificadas de três maneiras, sendo comprometimento da interação social; comprometimento da comunicação verbal e não-verbal, e no brinquedo imaginativo; e comportamento e interesses restritos e repetitivos de maneira desnecessária.

A Rede Municipal de Ensino de Ladário atende dois alunos com Necessidades Educacionais Especiais, sendo um com autismo clássico e outro com Síndrome Asperger. Ao todo 41 alunos com Necessidades Educacionais Especiais estão matriculados na REME.

“Ladário vem cada dia mais, buscando a inclusão para esses estudantes. É importante todos esses trabalhos, pois através disso, haverá um relacionamento integral entre escola, alunos e sociedade. fazendo o ensino chegar a todos, independente das deficiências”, disse a Secretária de Educação Maria Eulina da Rocha.

Os gestores da Escola Municipal João Baptista e CEMEI Padre Ernesto Sassida têm se esforçado para melhor atendê-los. Eles frequentam o ensino regular junto a outras crianças, porém, participam do contraturno escolar por meio do Atendimento Educacional Especializado (AEE), implantado na REME de Ladário, e também recebem o acompanhamento do Núcleo de Educação Inclusiva, que é formado por uma Pedagoga, Fonoaudióloga e Psicóloga escolar, assim, como uma interprete de libras.

Dentro desse contexto, os profissionais da educação buscam fortalecer o vínculo com esses alunos, de forma que eles possam sentir confiança e tranquilidade para estudar, melhorando o rendimento escolar.

O acompanhamento visa estimular o desenvolvimento social e comunicativo, aprimorar o aprendizado e a capacidade de solucionar problemas; diminuir comportamentos que interferem com o aprendizado e com o acesso às oportunidades de experiências do cotidiano; ajudar as famílias a lidarem com o autismo, bem como outros benefícios.

Entenda a data

O Dia Internacional de Conscientização do Autismo foi instituído no dia 2 de abril de 2007, pela Organização das Nações Unidas (ONU). A cor azul foi escolhida para representar o movimento tendo em vista que a maior incidência do transtorno acomete meninos. Palácios, edifícios, casas e demais imóveis costumam acender luzes ou velas azuis nesta data.

 

Por: Da Redação