Em entrevista ao Pérola News, o prefeito de Ladário, José Antonio Assad e Faria, explicou a importância do Projeto de Lei nº 004/2013, que reajusta os vencimentos dos servidores municipais de Ladário, concede abono e corrige a Lei Previdenciária. Na oportunidade, o prefeito lembrou das dificuldades em administrar um município com a atual crise financeira que reduziu as transferências constitucionais e que mesmo não estando totalmente superada, a administração já iniciou o resgate da dívida com os colaboradores, “asseguro que nenhum servidor receberá vencimento básico de valor inferior ao mínimo nacional, a partir de janeiro do ano que vêm. Outra questão que necessita ser esclarecida, que conforme orientação de analista do Ministério da Previdência Social, que fez uma leitura da Lei municipal 897 de 26 de dezembro de 2012, que instituiu o Regime Próprio de Previdência Social do Município de Ladário, detectou a necessidade de alterar alguns dispositivos, para torná-la mais harmônica com o processo Legislativo Municipal, especialmente reclassificando-a como Lei Complementar”.
O prefeito ainda informou que essa medida esta fundamentada na Lei Orgânica Municipal, que inclui a criação do Regime Próprio de Previdência Social do Município na lista de leis complementares, “tivemos o cuidado de encaminhar todas as informações ao Banco do Brasil, ao Ministério da Previdência Social e como retorno, enviaram sugestões, entre elas correções de alguns itens, na Lei 897 de 2012”.
José Antonio também adiantou que o projeto de reajuste salarial serve para corrigir distorções para aqueles servidores que têm um nível de escolaridade acima de sua função, principalmente os administrativos em educação, “a Prefeitura já fez mais de cem correções, porém ainda existem bastantes para serem feitas, principalmente nos direitos inerentes aos administrativos da rede municipal de ensino de Ladário”.
Quanto a paralisação dos professores, o chefe do executivo ladarense foi bastante claro ao afirmar que não quer entrar no mérito da questão, que tudo foi feito com transparência, “conversamos com a entidade de classe que representa os professores, em seguida protocolamos o projeto reajuste. Afirmo que sempre estivemos a disposição para qualquer esclarecimento, nunca radicalizamos, estivemos sempre abertos ao diálogo”.
Quanto aos dias paralisados, o prefeito José Antonio disse que nenhuma atitude revanchista será tomada em relação aos grevistas, “não tomaremos em hipótese alguma medidas para prejudicar os trabalhadores em educação, porém é natural que haverá reposição dos dias parados, pois existe um calendário a ser cumprido, nossos alunos não podem ser prejudicados”, finalizou.
Nesta sexta-feira (18), as aulas da Rede Municipal de Ensino de Ladário foram normalizadas.
Por: Domingos S. de Arruda