Ladário

Navio “Tenente Maximiano” participa da Operação Ágata 5

O Navio de Assistência Hospitalar “Tenente Maximiano”

 

O Navio “Tenente Maximiano” tem a tarefa principal de realizar Ações Cívicos Sociais (ACISO)

O Comando do 6º Distrito Naval, participa no período de 06 a 20 de agosto na “Operação AGATA 5”, com os seguintes meios da Flotilha de Mato Grosso: Monitor Parnaíba(U-17); Navios-Patrulha Penedo (P-14), Navios-Patrulha Piratini(P-10); Aviso de Transporte Fluvial Piraím (U-29); Embarcação de Apoio Fluvial “Leverger” e o Navio de Assistência Hospitalar “Tenente Maximiano” (U-28).

O Navio de Assistência Hospitalar “Tenente Maximiano” tem a tarefa principal de realizar Ações Cívicos Sociais (ACISO), ao longo do rio Paraguai, desde a foz do rio Apa até a divisa dos estados de MS e MT, e prestará assistência médico-hospitalar, odontológica e sanitária, além de aplicação de vacinas e distribuição gratuita de medicamentos. Por se tratar de comunidades bem povoadas, espera-se um número expressivo de procedimentos médicos e odontológicos.

O emprego do navio em mais uma comissão operativa, compondo um Grupo-Tarefa no âmbito do 6 ° Distrito Naval, corrobora com a afirmação do Navio de Assistência Hospitalar “Tenente Maximiano” como condição de “NAVIO PRONTO” e versátil, demonstrando sua capacidade de ser empregado não apenas em atividades de ACiSo, como também auxiliar na implementação e fiscalização do cumprimento de leis e regulamentos, realizar operações de socorro e atividades de defesa civil, fazer o recebimento e tratamento de baixas, atender às necessidade de apoio logístico e contribuir com a Patrulha Naval, conforme previsto nas possibilidades de emprego do meio.

O Comandante da Flotilha de Mato Grosso, Capitão-de-Mar e Guerra Daniel Silvino Costa Nogueira, falou da importância de participar da Operação. “Compor a Força Tarefa da Operação Ágata 5 é a oportunidade de comprovar a prontidão dos meios navais subordinados e o mesmo espera que a coordenação entre as forças ocorra da melhor maneira possível contribuindo assim para o sucesso da operação” declarou o Comandante.

 

Por: Da Redação