Ícone do site Pérola News

NASF apresenta ao prefeito José Antonio trabalhos selecionados na 4ª Mostra COSEMS/MS

Prefeito parabenizou equipe e disse que projetos refletem diretamente na saúde da população

O prefeito José Antonio Assad e Faria, recebeu nesta quarta-feira, 01 de outubro, na sala de reuniões da prefeitura municipal, o Secretário de Saúde Cleber Colleone e a sua equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF). O encontro aconteceu após a participação do grupo, na 4ª Mostra COSEMS/MS de Experiências Municipais em Saúde, que aconteceu durante o 4º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul, na cidade de Bonito.

Os projetos apresentados e já desenvolvidos junto à população pela equipe da Secretaria de Saúde de Ladário foram, o “Desafio Saúde”, “Mamãe Bebê” e “Cine na Rua”. Ambos foram selecionados, e um foi premiado, garantindo dessa forma, o direito de apresentá-lo durante o Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde em 2015, no Distrito Federal.

“Melhor do que ganhar, é realizar esses projetos em nossa cidade. A população necessita cada vez mais de incentivo, não apenas para a pratica do esporte, como também em se deslocar até uma Estratégia de Saúde da Família, onde as nossas equipes fazem essas atividades que contribuem para uma saúde cada vez melhor. Hoje, na saúde além de bons profissionais como nós temos, é necessário a humanização. Um bom atendimento reflete diretamente na saúde da nossa população”, disse o chefe do executivo ladarense.

O Cine na Rua, que trouxe para Ladário, a premiação do segundo lugar foi criado em 2012, e desde então realiza a projeção de filmes ao ar livre, em telão, na frente das Estratégias de Saúde da Família (ESF) do município. A escolha dos filmes, em sua maioria infantis, representa uma estratégia de intervenção eficaz, pois agrega a identidade de ações norteadoras preventivas de uma vida longe das drogas, brigas e outros problemas sociais. A proposta visa à proteção do publico infantil, e consequentemente, o decréscimo dos índices de violência registrados pelo Núcleo de Prevenção a Violência e Agravos Não Transmissíveis.

“Nossa intenção é aproximar crianças, adolescentes e a família para assistir o filme, podendo, assim, manter uma convivência saudável entre profissionais e população, e também alertá-los dos problemas existentes, relacionados a drogas, álcool e até mesmo doenças sexualmente transmissíveis. Uma forma de educar por meio de diversão. Em Ladário a saúde é prioridade da administração”, explicou o secretário de saúde Colleone.

Já selecionado em quarto lugar, o Projeto “Desafio Saúde”, tem como objetivo, melhorar a qualidade de vida de pessoas hipertensas e diabéticas, para isso, são realizadas duas vezes na semana, em cada Estratégia de Saúde da Família, caminhadas de curto percurso, e alongamentos para o público alvo do projeto.

O último projeto apresentado pelo município, foi o sétimo selecionado. O projeto Mamãe Bebê, é resultado de esforços em equipe, e ganhou força com a adesão da Rede Cegonha, programa do Ministério da Saúde para complementar a atenção normalmente dada às gestantes.

O programa nasceu em 2010, através da iniciativa da Secretaria de Saúde e tem intenção de estabelecer um vinculo profissional e afetivo entre as Estratégias de Saúde da Família e as gestantes do município. O projeto prevê a realização de seis meses de consultas durante o período gestacional e mais uma consulta após o parto. As gestantes que concluírem as consultas recebem um kit do projeto Mamãe e Bebê, composta por uma banheira e itens dos cuidados básicos com os bebês.

O coordenador do Núcleo de Saúde da Família e outros três integrantes da equipe, além de uma enfermeira de Estratégia de Saúde da Família e cinco Agentes Comunitários de Saúde, cada um representando uma ESF, representaram a Secretaria de Saúde de Ladário durante o congresso.

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile