Ladário

Nas ruas, Saúde de Ladário, Marinha e Exército mobilizam população no combate contra a dengue e à febre chikungunya

Fátima foi uma das primeiras a ser visitada pela equipe

 

Fátima foi uma das primeiras a ser visitada pela equipe

Teve início na manhã desta segunda-feira, 09 de janeiro, uma mega operação de prevenção e conscientização de combate contra a dengue e à febre chikungunya no município de Ladário. A ação que é desenvolvida pelo município, por meio da Secretaria de Saúde conta com apoio de dez Militares da Marinha, 15 do Exército, bem como 15 Agentes de Saúde e Endemias.

Ladário apresenta até o momento seis notificações, durante as seis primeiras semanas, mantendo o Índice de Infestação Predial (IIP), equivalente ao LIRAA do município em 0,7%, considerado ideal, se mantendo abaixo do que é preconizado pelo ministério da Saúde que é 1%. Os bairros que apresentaram maior número de infestação da doença foram o Nova aliança (1,42%); Santo Antonio (1,35%); Alta Floresta I e II (1,24%).

“Estamos com baixa incidência, isso é muito bom. São reflexos de ações desenvolvidos ao longo do ano, e isso acaba refletindo nos resultados. Por isso ainda é de extrema importância a conscientização da população, pois o mosquito é doméstico e em sua maioria as larvas são encontrados em reservatórios de água”, disse a coordenadora de controle de vetores desta cidade, Talita de Araújo Piovezan.

Para a dona de casa, Fátima Braga, moradora de Ladário há mais de 55 anos, às orientações são de suma importância, já que ajuda no combate ao mosquito transmissor da doença e também auxilia na prevenção.

“Eles nos orientam, explicando passo a passo de como combater a doença. Eu faço a minha parte. Meu marido limpa o quintal, não deixamos nada destampado ou qualquer objeto que sirva de criadouro para o mosquito. Além de cuidar do meu espaço, tenho a preocupação de vigiar os vizinhos, pois a luta tem que ser de todos”, enfatizou Fátima.

Ainda conforme ela, a preocupação tem que ser redobrada, “até o momento não sabia sobre a febre chkungunya, porém, é uma doença que devemos ter mais atenção, já que ela também é transmitida pelo mesmo mosquito que a dengue. Então mais do que nunca, todos devem ajudar no combate e deixar a nossa cidade limpa”, reforçou a dona de casa.

O cronograma da ação deverá percorrer todos os bairros de Ladário, sendo o primeiro a ser visitado a região Central, logo em seguida a equipe seguirá na terça-feira, para o Bairro Santo Antonio; quarta-feira Conjunto Seac- Boa Esperança; Mista e Mutirão; quinta-feira, Bairros Alta Floresta I e II e Nova aliança, encerrando na sexta-feira (13) com a continuação do bairro Nova Aliança e finalizando com o bairro Potiguá.

Velho problema

Outra preocupação do município, além dos terrenos baldios e que se torna a principal causa dos focos do mosquito da dengue, é a constante falta de água nos bairros, onde para tentar amenizar essa situação, os moradores acabam estocando água em reservatórios que servem em sua maioria, como criadouro do Aedes Aegypti.

“Essa é uma das nossas principais preocupações, apesar da nossa equipe estar levando a informação até os moradores, esse sem dúvida alguma, é um risco. Identificamos 31 recipientes que estavam servindo como criadouro do mosquito, sendo destes, 28 só caixa d’água. Participar é muito importante, pois dessa maneira Ladário não sofrerá com a doença”, finalizou Talita.

 

Por: Da Redação