Ladário

Na semana dedicada à saúde, Ladário reforça importância da amamentação

Os médicos estrangeiros também participam das orientações

 

Os médicos estrangeiros também participam das orientações

O município de Ladário, através da Secretaria de Saúde, exibe nesta semana um filme de orientação básica destinada às gestantes. O intuito da ação é alertar sobre a importância da amamentação e gestação, assim, como os cuidados necessários que a futuras mamães devem ter durante os nove meses de gravidez. As informações são repassadas as mamães cadastradas nos programas Rede Cegonha e Mamãe Bebê e são alusivas ao Dia Mundial da Saúde, comemorado na segunda-feira (07).

De acordo com a Gerente em programas de Saúde de Ladário, Ana Cecilia Demarque Machado, essas orientações percorrerão todas as Estratégias de Saúde da Família (ESF) do município. “Todas essas informações são primordial para as futuras mamães. Através disso, elas ficam mais atentas e conseguem desenvolver uma gestação sem complicações e acima de tudo, alertar sobre a importância da amamentação nos primeiros meses dos pequenos”, explicou.

Já para o Secretário da pasta, Cleber Colleone, essas orientações repassam um melhor cuidado previamente da saúde das mulheres e dos bebês, além de dar segurança e criar vínculos entre as gestantes e a ESF. “O núcleo de educação em saúde está fazendo questão em direcionar os trabalhos as gestantes, o mais importante é a participação de toda a família”, disse.

As orientações serão repassadas para as mamães dos ESF’s Romeu Albaneze (08); Erico Vale (08) 14h00; Nova Aliança (10) – 08h00; Almirante Tamandaré (10)- 14h00; João Fernandes (11) -14h00.

Além do filme informativo, participam das sessões os quatro médicos estrangeiros que foram destinados a Ladário, através do programa do Governo Federal, Mais Médicos. Ao todo, a Rede Cegonha, do Governo Federal e Ministério da Saúde, atendem aproximadamente 150 mulheres em Ladário.

á o programa Mamãe Bebê, que nasceu em 2010, através da iniciativa da Secretaria de Saúde do município, tem como intenção, estabelecer um vinculo profissional e afetivo entre as Estratégias de Saúde da Família e as gestantes do município.

Conforme balanço feito pela pasta, foram 41 encontros realizados com a participação de mais de 320 gestantes durante o ano de 2013. O trabalho foi realizado pelas equipes das Estratégias de Saúde da Família do município.

A data

O Dia Mundial da Saúde é celebrado todos os anos no dia 7 de abril, data que marca a fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948. O tema do Dia Mundial da Saúde 2014 é Doenças causadas por vetores. Vetores são organismos que transmitem patógenos e parasitas de uma pessoa (ouanimal) infectada para outra.

Doenças transmitidas por vetor são enfermidades causadas por estes patógenos e parasitas na população humana.As doenças são maiscomuns em áreas tropicais e locais onde o acesso à água potável e saneamento básicoé problemático.

“Durante o ano, a nossa equipe já desenvolve atividades relacionadas ao tema, a nossa preocupação foi mostrar a importância para as mamães em relação à amamentação e os cuidados com durante o período de gravidez” finalizou o secretário Cleber Colleone.

 

Por: Da Redação