A ação de bloqueio contra a raiva animal realizada pelo município, através da Secretaria de Saúde, terminou nesta quarta-feira, 15 de abril. A equipe da pasta percorreu todos os bairros, de casa em casa, imunizando 3.720 animais, ultrapassando a meta do município que era vacinar 3.500. A campanha teve início na última semana, quando Ladário registrou mais dois casos da doença, totalizando três, sendo detectados nos bairros Santo Antônio, Nova Aliança e SEAC.
Ao todo dos animais vacinados, foram 3.188 cães e 532 gatos. De acordo com o Secretário de Saúde Cleber Colleone, mesmo encerrando o bloqueio, a imunização deve continuar.
“Os donos de todos os animais que ainda não foram imunizados, devem leva-los até o prédio do Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ). Lá estará uma equipe de plantão para a vacinação”, informou Cleber.
O NCZ fica localizado na rua Emília Alves, Bairro Alta Floresta, na saída para a região da Zona Rural de Ladário. A equipe estará em atendimento de segunda à sexta-feira, das 07h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00.
Além da ação de vacinação, o município também prevê o recolhimento dos animais, cães e gatos, que estiverem em vias e logradouro públicos, o que está respaldada diante da Lei Complementar do Município 029/ 2007 e a norma técnica do Ministério da Saúde.
“O vírus da raiva está circulando em nosso município, e nesse momento de risco para a nossa população é necessário que algumas medidas preventivas sejam tomadas, evitando que o vírus venha se espalhar ainda mais. Os proprietários de cães e gatos devem estar atentos. Manter os bichos nas suas residências é a melhor forma de cuidar do seu animal”, finalizou Cleber Colleone.
Já os animais que se encontram na região da Apa Baía Negra e Projeto de Assentamento 72, devem ser vacinados a partir da próxima semana.
Por: Da Redação