Ladário

Município de Ladário participa da 3º Conferência Estadual de Cultura

 

A Secretaria de Estado da Cultura realizou nos dias 17 e 18 de setembro, em Campo Grande, a 3ª Conferência Estadual da Cultura. Esta é mais uma etapa que os municípios cumprem para implantar o Sistema Nacional de Cultura, reforçando o compromisso do Mato Grosso do Sul de planejar suas políticas culturais com o propósito de assegurar o direito à cultura a todos.

Para representar Ladário nas discussões e na elaboração de propostas estavam presentes a presidente da Fundação de Cultura, Wanessa Rodrigues, a coordenadora do projeto Semear, Laura Daniele Segóvia e o mestre artesão e cururueiro, Sebastião de Souza Brandão.

Dos 79 municípios do Estado, em torno de 61 deles realizou conferências municipais ou conferências intermunicipais. A adesão da maioria dos municípios permitiu eleição de delegados de diversos municípios representantes da sociedade civil, que atuarão junto com os representantes governamentais e delegados natos, membros do Conselho Estadual da Cultura.

Para a presidente da Fundação de Cultura,Wanessa Rodrigues, a conferência é a oportunidade que os municípios tem de interagir e sugerir melhores propostas para o desenvolvimento da cultura no estado, “É o momento oportuno de intercambio entre os integrantes da classe cultural de Mato Grosso do Sul, além de pensarem em políticas públicas de cultura que contemplem as diferentes regiões do estado, respeitando as especificidades de cada uma delas”.

No total, foram cerca de 110 delegados que participaram dos debates na Conferência, que teve como tema “Uma Política de Estado Para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura”. Na 3ª Conferência Estadual de Cultura também foram coletadas as contribuições para formulação das diretrizes e metas que serão levadas para a III Conferência Nacional de Cultura que acontece entre os dias 26 e 29 de novembro em Brasília, reforçando o compromisso de construir as políticas culturais com a ampla participação da sociedade. (Assessoria de Imprensa da PML)

 

Por: Da Redação