O município em parceria com o Governo Federal e as Forças Armadas participará da Campanha Nacional de Combate ao mosquito Aedes Aegypti dividida em quatro fases. Para que todas as dúvidas pudessem ser sanadas, nesta quinta-feira, 11 de fevereiro, no auditório do 6º Distrito Naval, a Marinha do Brasil, o Exército e a Aeronáutica se reuniram com os prefeitos de Ladário, José Antonio Assad e Faria e de Corumbá, Paulo Duarte. O encontro teve ainda a participação da imprensa. Na pauta todas as informações dos detalhes da ação.
A data instituída pelo Governo Federal, para o combate ao mosquito, foi o sábado 13 de fevereiro. Neste dia, considerado como Dia “D” mais de 600 militares percorrerão toda a cidade de Ladário juntamente com equipes da Administração Municipal dando informações, explicações e distribuindo panfletos sobre o mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela. Nos imóveis vazios, os informativos serão deixados nas caixas do correio.
De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Saúde de Ladário, a dengue está controlada na cidade. “Essa ação vem em boa hora e será bastante eficaz, temos que nos mobilizar para que os índices não aumentem e essa ação sem dúvidas será determinante para a maior conscientização da população”, comentou o prefeito José Antonio Assad e Faria que ainda enfatizou a entrada de novos parceiras na guerra contra o mosquito. “Associação dos Militares da Reserva, o Lions Clube, a Maçonaria e diversas empresas privadas estão empenhadas em nos ajudar nessa luta”, garantiu.
A cerimônia de abertura da atividade em Ladário será às 07h15, no 6º Distrito Naval. A ação seguirá até às 18 horas. De acordo com o contra-almirante, Petrônio Siqueira Augusto de Aguiar, todos os meios de divulgação serão bem vindos. “É importante que à população esteja ciente do nosso trabalho e esteja disposta a contribuir conosco para que sejamos vitoriosos nessa guerra”.
No mesmo dia, o Exército Brasileiro estará realizando o mesmo processo de conscientização na cidade de Corumbá. Para isso, foram convocados 575 militares da instituição. Ao todo os municípios vizinhos irão contar com o reforço de 1670 militares de todas as Forças Armadas no combate ao mosquito Aedes. “Talvez agora, com a presença das Forças Armadas, as pessoas compreendam a gravidade da situação”, disse o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte.
Notificações
Em Ladário durante todo o ano de 2015 foram registrados 168 notificações, sendo 07 casos confirmados. Já em 2016 foram notificados 33 casos, sem nenhuma confirmação até o momento. (Assessoria PML)
Por: Da Redação