Ladário

Município de Ladário celebra São Pedro com festa no Porto Ecológico

 

Um dos santos mais importantes do catolicismo, São Pedro é padroeiro dos pescadores, primeiro papa e pilar da igreja, por isso, ganha homenagens por todos os cantos e em Ladário não seria diferente. A Fundação de Cultura e a Secretaria Especial de Fomento ao Desenvolvimento Econômico realizaram no sábado, 02 de julho, uma festa alusiva ao dia do santo.

Na programação, quadrilhas e danças regionais, missa campal, show regional. Além, é claro, de muita comida em sua maioria a base de peixe. Realizada pelo Padre Celso Ricardo, a missa que foi o primeiro ato do evento que teve fim só às 16h00, contou com a participação de devotos de São Pedro, bem como da população que prestigiou a festividade.

O dia do santo foi a última quarta-feira (29), mas ladarenses celebraram no sábado, por isso o fim de semana de festa, “A missa traz o sentido a religiosidade trazendo o sentido daquilo que realmente importa na festa de São Pedro para os pescadores e aqueles que vivem das coisas do rio e para aqueles que vivem a igreja da qual ele foi o primeiro papa e quem Jesus confiou a construção e proteção da sua obra maior que é a igreja católica. E quando estamos aqui celebrando a Festa de São Pedro nós buscamos exatamente isso, união maior entre todos nós ladarenses, os pescadores que vivem da economia que o rio nos dá, e tudo isso, acontece sobre a proteção de São Pedro e essa celebração começa com a santa missa, seguida de apresentações culturais. Esperamos que esse evento que só cresce se repita por muito tempo”, enfatizou o prefeito, José Antonio Assad e Faria.

Dando continuidade as comemorações, a quadrilha campeã do São João Pantaneiro 2016 se apresentou, assim como os integrantes da Aappil e do Projeto Semear. Já para animar o público que lotou o Porto Ecológico durante o almoço, o cantor Marinho Azevedo trouxe um repertório animado. Também havia uma praça da alimentação variada e cheia de opções para todos os gostos.

Para a visitante, o evento deixa bem claro as tradições adotadas pela cidade, “É a segunda vez que eu participo da festa de São Pedro e percebi que os organizadores tem aprimorado a ocasião, e isso é importante para a cultural local e também para os devotos. Outro espetáculo a parte são as comidas oferecidas, dá vontade de experimentar um pouco de tudo”, disse sorrindo Maria da Graça. (Assessoria PML)

 

Por: Da Redação