Ícone do site Pérola News

MPF e instituições parceiras iniciam campanha pela sustentabilidade socioambiental do turismo na região

MPF e instituições parceiras iniciam campanha pela sustentabilidade socioambiental do turismo na região
Procurador da República Wilson Rocha Assis fará parte da equipe

O Ministério Público Federal, em parceria com outras instituições, começa hoje (10) expedição que irá visitar comunidades ribeirinhas do Pantanal de Corumbá. A equipe será formada pelo procurador da República Wilson Rocha Assis e representantes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, da Superintendência do Patrimônio da União em Mato Grosso do Sul, da Polícia Militar Ambiental e da Organização Não Governamental ECOA.

O primeiro destino é o Porto da Manga, situado a cerca de 60 km de Corumbá. Na manhã do dia 11 a equipe embarcará até as localidades de Paraguai Mirim e Barra do São Lourenço, distantes, respectivamente, 180 e 240 km. O retorno será na segunda (13).

A expedição faz parte da Campanha “Turismo no Pantanal – Conservação e Responsabilidade Social”. Entre os objetivos está a auto-organização das comunidades tradicionais pantaneiras e a melhoria do preço das iscas vivas coletadas na região. A campanha busca ainda o combate ao turismo sexual no Pantanal, alertando a sociedade sobre a íntima relação dessa atividade com o tráfico de drogas e de pessoas na região de fronteira.

O MPF atua também na identificação de pontos de conflito pela posse de terras e exploração de recursos naturais. A SPU promoverá a identificação das ocupações situadas em área de propriedade da União, emitindo Termos de Autorização de Uso Sustentável às comunidades tradicionais.

Expedição anterior

Em agosto de 2011, expedição do Ministério Público Federal visitou diversas comunidades no Pantanal, alcançando até a aldeia indígena Guató situada na divisa com o estado de Mato Grosso. Foram avaliadas as condições de vida da população e o acesso a atendimento médico básico, educação, cidadania e transporte hidroviário. (PMF/MS)

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile