Ladário

Mostra do Projeto Semear reúne quatro bandas no palco de Ladário

Banda de Música do Projeto Semear abre espaço na música

 

Quatro bandas, três grupos de dança, mais de 500 pessoas envolvidas nas apresentações, uma platéia privilegiada pelo repertório de cultura em uma noite quente de luar, bem ao estilo de Ladário. Tudo isso aconteceu nesta segunda-feira, 3 de setembro, em torno do palco da avenida 14 de Março, dentro das comemorações dos 234 anos de Ladário. A 1ª Mostra Cultural de Dança e Música do Projeto Semear e convidados plantou mais uma semente cultural na cidade que até os anos 60 chegou a possuir duas orquestras que animavam bailes em noites de gala em dois clubes – o Ladário Atlético Clube e o Clube Recreativo. Parece que esse passado está de volta. Foi a noite do resgate da dança, na música orquestrada, da escola de música, do reencontro cultural e da integração entre maestros e alunos.

Só para se ter uma idéia, no mesmo palco, lado a lado, apresentaram-se os maestros e regentes José Carlos Marques e Kleber de Carvalho, da Banda Municipal Manoel Florêncio; João Oliveira de Souza, da Camerata do Instituto Moinho Cultural Sul-americano; Ambrósio Gregório dos Santos Neto, da Banda Municipal Acyl Barbosa, de Ladário; e Carlos Dalence, da Banda do Projeto Semear. As bandas se reuniram no palco para interpretar o Hino a Ladário, no final do espetáculo. “É um orgulho, uma realização ver a minha filha lá no palco, tocando violino na banda do Projeto Semear”, afirmou a ladarense Gilmara Brasil, resumindo o sentimento de muitas outras mães e pais que se reuniram da platéia para aplaudir os filhos.

O Projeto Semear é hoje o mais completo núcleo de complementação e incentivo educacional e cultural para os estudantes ladarenses. Foi criado em 2009 pela Secretaria Municipal de Educação de Ladário com o objetivo de democratizar o acesso a atividades culturais e esportivas de qualidade aos alunos da Rede Municipal de Ensino, mas este ano, devido ao sucesso, foi aberto a toda a comunidade. Com aulas de dança, música, xadrez e natação, o projeto atende hoje cerca de 1300 crianças e adolescentes de todo o município. São oferecidas oficinas nas modalidades de balé clássico e contemporâneo; educação musical; natação e xadrez em atividades extracurriculares. O público alvo são crianças e adolescentes entre 06 a 16 anos que estejam devidamente matriculadas na rede de ensino de Ladário.

A Banda Municipal Acyl Barbosa, criada em 2001 como escola de música, proporciona aos ladarenses aulas teóricas e práticas de sopro, palheta, teclado, violão, além de orientações sobre profissionalização musical e cidadania, com aulas no Lions Clube. É coordenada pelo músico e professor Márcio Pereira Mendes, e conta com os professores Ambrósio Gregório dos Santos Neto (maestro), Carlos Lopes da Silva, Durval Costa Vaz e Sebastião Leme da Cunha. Para a estudante Luciane Vilalva de Jesus, de 15 anos, aluna da Escola Estadual Leme do Prado, a escola de música municipal representa um caminho de vida. “Estou na escola desde os 10 anos, adoro tocar o meu instrumento, o trompete, e quero me aprimorar”, afirmou.

Convidada, a Banda Manoel Florêncio desfilou seu famoso repertório com sucessos de Tim Maia, grupo Abba Gold e Alma Latina, com destaque para a interpretação da eterna Mercedita e do clássico “Cuando Calienta el Sol”. A Camerata (orquestra popular) do Instituto Moinho Cultural, conduzida pelo maestro João Oliveira de Souza, trouxe como novidade a interpretação de Aquarela do Brasil, muito aplaudida. Os grupos de dança do Moinho Cultural e da Oficina Municipal de Dança de Corumbá também brilharam com suas performances na noite festiva. (Nelson Urt/Assessoria da Imprensa PML)

 

Por: Da Redação