Todos uniformizados com suas camisas nas cores verdes e brancas, os cerca de 70 alunos do Projeto Semear não decepcionaram o público que não mediu esforços, e a todo o momento, ovacionavam as coreografias apresentadas durante a 2ª Mostra Cultural do Projeto Semear, que este ano, trouxe para a avenida 14 de Março – o tema “Movimento”. Para abrir a noite, a Banda Municipal Manoel Florêncio, da cidade de Corumbá, presenteou o público com músicas do Rei Roberto Carlos e de outras autorias. Ninguém ficou parado durante a apresentação.
Logo após, a banda do Semear entrou no palco principal e junto com os bailarinos demostraram os trabalhos que começam no início do ano.“Nós começamos a ensaiar desde o início do ano, e chegar neste momento é sensacional, não só para nós professores, como para os alunos, já que eles são a grande estrela da noite”, falou a professora e bailarina Sandrielly Teixeira Álvaro.
Mesmo nervosos, os bailarinos apresentaram-se como profissionais e além das coreografias as fantasias também chamavam a atenção. A primeira turma a entrar apresentou a coreografia – The Cat – meninas vestidas como gatas, onde enalteceram não só a beleza do animal, mas também encantaram com a dança.
“Não vou negar que estou nervosa, esse é o resultado de um ano de trabalho em equipe. Todos os dias ensaiamos e hoje é o nosso grande dia. Além disso, o projeto não só ensina a dançar, como também aplica disciplina e reforço escolar. Melhorei bastante na escola depois de entrar no Semear que em acolheu de braços abertos. A prova disso, é esta noite”, afirmou a bailarina Karoline Aguilar Vieira (17) que está no Semear há dois anos.
O Projeto Semear é hoje o mais completo núcleo de complementação e incentivo educacional e cultural para os estudantes ladarenses. Foi criado em 2009 pela Secretaria Municipal de Educação de Ladário com o objetivo de democratizar o acesso a atividades culturais e esportivas de qualidade aos alunos da Rede Municipal de Ensino, devido ao sucesso, foi aberto a toda a comunidade.
No projeto as crianças aprendem aulas de dança, música, xadrez e natação, o projeto atende hoje cerca de 1300 crianças e adolescentes de todo o município. O público alvo são crianças e adolescentes entre 06 a 16 anos que estejam devidamente matriculadas na rede de ensino de Ladário. As oficinas são realizadas nas escolas municipais, piscina do CRAS e salas do SSCH, que foram reformadas e equipadas para atender os alunos.
“Movimento”
O projeto SEMEAR através das oficinas de dança e de musica destaca que o movimento é um ponto de intersecção entre a dança e a musica, proporcionando uma vivência corporal de elementos formais no aprendizado dos alunos aproximando as duas linguagens, considerando os conceitos básicos e teóricos como a pulsação, percepção musical dentro do tempo e sua possível organização métrica e rítmica. Desta forma podemos oportunizar aos alunos a experiência estética e a comunicação particular das linguagens artísticas, sensibilizando os de que o conhecimento artístico pode ser transformador, pois, por meio do convívio com o universo da arte podemos conhecer mais sobre o fazer artístico e desenvolver as nossas potencialidades perceptivas, reflexivas, imaginativas, e intuitivas.
Em meio ao público o prefeito José Antonio Assad e Faria, acompanhado da primeira dama e secretaria especial de políticas sociais e cidadania Gisele Saab Assad Faria, e o vice- prefeito Sampaio Junior, aplaudiu de pé o espetáculo do projeto Semear. “Essa é uma das grandes conquistas de nossa população. Temos que acreditar em nossos jovens e crianças. A noite de hoje foi mágica, além de cantar parabéns pelos 235 anos de Ladário, eles foram quem nos presentearam com essa noite cheia de surpresas”, indagou.
Participação especial
O evento foi realizado pelo município através da Fundação de Cultura que além dos alunos do Semear, presenteou o público com a participação especial do grupo Step Kids – e Step UP – de Street Dance. Os dois grupos que representaram Ladário, participaram recentemente da 7° edição do MS Street Dance Feste 2013- maior festival de dança urbana do Centro-Oeste. Step Kids trouxe para a cidade o troféu de campeão da categoria juvenil conjunto.
O Festival MS Street Dance proporcionou três dias de intensa programação, grandes shows de street dance e outras modalidades de dança em Campo Grande. O cenário para receber os grupos foi a Praça do Rádio Clube. O Festival aconteceu de 30 de agosto a 1º de setembro de 2013.
Por: Da Redação