Na manhã da última sexta-feira (07), os moradores do Assentamento 72, receberam a 2ª edição do Prefeito Cidadão, ação realizada pela prefeitura, através da Secretaria Especial de Políticas Sociais e Cidadania – SEMIPS. Todos os secretários, assim como o Prefeito José Antonio Assad e Faria, foram recebidos pelos assentados, que somam 85 famílias. Não medindo esforços, os moradores cobraram ações como saúde, infraestrutura, educação, no intuito desses atendimentos melhorarem ainda mais.
“O que a prefeitura realizou até o momento, não há o que reclamar. Mesmo com alguns reparos a serem feitos, essa região antes era esquecida. Sabemos que há muito que se fazer, porém, os trabalhos até o momento estão dando resultados que impulsionam no desenvolvimento da região. Sempre estamos juntos a administração tentando resolver os problemas que ainda surgem e nunca nos foi negado as respostas”, falou o presidente da Associação dos moradores da região, Felipe Cristaldo.
Uma das principais dificuldades ainda enfrentadas pelos moradores do assentamento 72 em Ladário é a falta de água. Com a intenção de solucionar o problema, o prefeito José Antonio Assad e Faria, o senador Delcídio do Amaral e o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, INCRA, em Mato Grosso do Sul, Celso Cestari, assinaram, no ano passado, uma ordem de serviço que está garantindo a construção de poços artesianos adequando o abastecimento de água potável para todos.
Buscando resposta, durante o Prefeito Cidadão, ficou decidido que a prefeitura disponibilizará o material para a construção de Cisternas no Assentamento 72, responsável em armazenar água potável, para o próprio consumo das famílias que vivem na localidade, seguindo critério dos próprios moradores.
“Essa é a maneira que encontramos para tentar solucionar esse problema na região. Estamos bastante avançados, já acionamos o INCRA para realizar a canalização, auxiliado pelos nossos maquinários, trazendo benefícios a toda comunidade. A partir do Prefeito Cidadão, reforçamos o nosso compromisso de manter essa aproximação junto a eles, proposta da Ação”, afirmou José Antonio Assad e Faria.
Outra proposta levantada, foi à implantação da Educação para Jovens e Adultos (EJA) na extensão Rural da Escola Municipal Ana Maria Ruso. “Eu estou concluindo meus estudos, porém a dificuldade fica por conta do trajeto, sei que isso não é impedimento, é mais um desafio a ser vencido, assim como a prefeitura vem fazendo com os trabalhos realizados no Assentamento 72”, destacou a moradora, há mais de 18 anos no local, Marilda Castelo.
De acordo com a Secretária de Educação Maria Eulina Rocha, a proposta é valida, porém, é necessário que os próprios moradores assumam o compromisso em dar continuidade a turma. ”Todos tem que manter o compromisso da regularidade na frequência das aulas. É necessário para que continue e haja a criação de outras turmas, beneficiando o Assentamento 72”, falou.
Serviços prestados
Os serviços oferecidos pela administração através das secretarias e fundações, já somam resultados positivos, entre elas, na área da infraestrutura, como a facilidade do acesso até o local, onde é realizada a manutenção da estrada com materiais adquiridos no próprio Assentamento. Na educação, com a reforma e ampliação da Escola extensão Rural Ana Maria Ruso e a alfabetização de crianças e adolescentes. Atendimentos médicos, que acontecem semanalmente, possibilitam um acesso à saúde pública aos assentados, com a implantação de um consultório odontológico, que é referencia na região, assim como profissionais da área.
Os moradores também contam com um projeto desenvolvido junto a Marinha do Brasil, onde os assentados passam a revender seus produtos hortifruti para a instituição, ajudando a gerar renda para os produtores do Assentamento72. Além disso, eles também participam do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do Governo Federal, que garante a compra de 30% do que é produzido por eles as escolas da Reme.
“Nunca uma administração sentou com seus moradores para saber o que é preciso para solucionar os problemas. Através do Prefeito Cidadão, isso é possível. Ainda há muito que melhorar, porém, o que está sendo feito vai ajudar ainda mais no desenvolvimento da nossa área, assim como a área urbana de Ladário”, indagou à moradora Regoberta Martinez.
Por: Da Redação