Ladário

Moradores comemoram quatro anos da criação da Apa Baía Negra

Evento foi alusivo aos 236 anos de fundação de Ladário

 

Evento foi alusivo aos 236 anos de fundação de Ladário

O município de Ladário por meio da Secretaria Especial de Fomento ao Desenvolvimento Econômico, realizou no final de semana, o primeiro aniversário de criação da Apa Baía Negra. O evento comemorativo, aos 236 anos do município de Ladário, aconteceu na Codrasa, região da Baía do Arrozal, no Sítio Pujucan e contou com a presença do Prefeito José Antonio Assad e Faria, que esteve acompanhado da primeira dama e Secretária especial de políticas sociais e cidadania , Gisele Maria Saab Assad Faria, bem como da sua equipe de governo e autoridades locais. O evento também contou com a colaboração da EMBRAPA Pantanal, que levou até o local um stand de orientações sobre a importância dos cuidados com a região.

“A região representa um grande desenvolvimento para a nossa cidade. Trata-se de uma área degradada que está caminhando para se transformar em modelo de preservação ambiental. Uma dos pontos mais importantes é a criação do Plano de Manejo, que está em processo acelerado, porém com grandes especificações, procurando manter suas peculiaridades como reforçar a permanência das famílias que ali vivem, mantendo a identidade do povo ribeirinho. E que essas comemorações possam fazer parte da administração, enfatizando a importância dessa região, não só para Ladário como para o nosso Mato Grosso do Sul”, disse o prefeito.

A Apa Baía Negra, localizada na Codrasa, região pertencente à União, mas que está ocupada por sitiantes e donos de pousadas, é uma unidade de conservação de uso sustentável, criada pelo decreto nº 1375/2010, com uma área de quase seis mil hectares, abrangendo em sua totalidade o município de Ladário.

Em Ladário, a área foi criada para contabilizar o uso racional dos recursos ambientais da localidade e a ocupação ordenada do solo, protegendo a rede hídrica, os remanescentes da floresta estacional aluvial e a diversidade faunística, bem como disciplinar o uso turístico e garantir a qualidade de vida das comunidades extrativistas e da população local.

Para presidente da Associação dos moradores da Apa Baía Negra, Júlia Gonzales, participar desses eventos só reforça ainda mais a aproximação dos moradores junto a administração e para contribuir ainda mais para o desenvolvimento desta área, o Plano Manejo é fundamental, porém, enquanto não implantado, os moradores se preparam para atender os visitantes.

“Com a execução do Plano de Manejo as famílias vão conseguir viver sustentavelmente. A partir dele, se apontará o tipo de vida sustentável que nós teremos. Enquanto isso não acontece, a população vai s preparando para o futuro da Codrsa, como o interesse de participar de cursos profissionalizantes direcionados para essa região, por meio da legalização dos pescadores, retirada da carteira de piloto profissional. retirada de documentos pessoais, além de orientações de educação ambiental, que contribuem para o crescimento de uma área tão importante para Ladário e o Brasil, atraindo turistas”, falou Julia.

Atualmente, a APA Baía Negra, tem como um dos pontos principais de sua criação, o Plano de Manejo, que consiste no uso adequado dos recursos, a recuperação de áreas degradadas, programa de Educação Ambiental que contemple a conscientização e a sensibilização quanto aos temas ambientais, garantindo a qualidade ambiental do local, conservando as riquezas do bioma pantaneiro, bem como meios sustentáveis de uso dos recursos pela população.

A área de proteção ambiental está dividida em zonas com delimitações das atividades permitidas, restringidas e proibidas em cada uma delas. São utilizados instrumentos legais e incentivos financeiros governamentais para assegurar a proteção e o uso racional do meio ambiente. A localidade é gerida pelo Conselho Gestor próprio, que é composto de seis membros, responsáveis por deliberar, administrar aprovar projetos, controlar e fiscalizar os investimentos.

Hoje, 42 famílias vivem na Apa Baía Negra, onde dessas, 28 possuem o termo de autorização de uso sustentável (TAUS), sendo que este termo da como definitivo a posse da terra. Durante a festa, os convidados puderam apreciar apresentações culturais, concurso de pintura para crianças e adultos, exposições de artesanatos, feito pelos próprios moradores da localidade, enfatizando ainda mais uma das belezas naturais mais importantes, o Pantanal de Mato Grosso do Sul, assim, como a apresentação dos alunos que compõem a Fanfarra da escola Francisco Mendes Sampaio.

Participando com toda a sua família, a moradora Maria de Lourdes Arruda, que está há mais de 12 ano na região, destacou a importância da comemoração do aniversário da Apa, “um momento no qual festejamos a criação de um lugar importante não só para Ladário como para toda essa região. Daqui muitas famílias tiram o seu sustento, e para isso acontecer foi necessário uma batalha, onde a administração conseguiu com que nós pudéssemos ficar aqui. Conquistamos o nosso espaço, amo este lugar, sempre sonhei em ter um canto para morar, e ter como fundos o Pantanal, é um privilégio. É daqui, deste pedaço de terra, que tiro meu sustento e da minha família”, contou.

Pinturas

Chamando a atenção das crianças e adolescentes, a equipe da Secretaria de Educação, levou para o evento toda a magia da leitura, através de contos de histórias e também proporcionou um mundo de imaginação, retratando a APA Baía Negra na ponta dos lápis de cores.

Levando um tablete e o primeiro lugar, a pequena artista Conceição, conseguiu soltar a imaginação e colocou em pratica a sua habilidade na hora de pintar a paisagem, “só pensei em colocar no papel a nossa região. O Pantanal é muito bonito”, indagou.

Já a segunda colocação ficou com o jovem Jonathan Fernandes dos Santos, que acabou levando uma bicicleta. A terceira colocação ficou nas mãos de Thaisa Araújo, levando um aparelho celular.

 

Por: Da Redação